20.3 C
Porto
20.4 C
Lisboa
26.9 C
Faro
Terça-feira, Setembro 16, 2025

Investigadores japoneses e espanhóis estudam o Dólmen de Antelas em Oliveira de Frades

O Município de Oliveira de Frades recebeu, investigadores do Japão e de Espanha que realizaram levantamentos no Dólmen de Antelas, utilizando tecnologia de alta precisão para criar modelos tridimensionais e avançar na área da Arqueologia Cognitiva.

Mais artigos

Entre os dias 8 e 10 de setembro, o Município de Oliveira de Frades acolheu uma equipa multinacional de investigadores japoneses e espanhóis para estudar o Dólmen de Antelas, um dos monumentos megalíticos mais relevantes da região.

A comitiva japonesa foi composta pelo Prof. Fujita Haruhiro, reitor da Faculty of Business and Informatics da Niigata University of International and Information Studies, pelo Dr. Kawano Kazutaka, diretor da Curatorial Research Division do Tokyo National Museum, pelo Dr. Kai Tateuchi, do Archaeological Cultural Properties Laboratory da Tohoku University, e por Mr. Ryo Yamamoto, curador na mesma divisão do Tokyo National Museum.

Estes especialistas realizaram levantamentos com scan de laser e scan ótico, com o objetivo de criar modelos tridimensionais do dólmen pintado. O trabalho enquadra-se no desenvolvimento da Arqueologia Cognitiva, um campo que procura perceber como o cérebro humano reage ao estímulo de entrar numa câmara funerária milenar e à observação de motivos pintados e gravados nos esteios.

A equipa contou ainda com a participação do Dr. Fernando Carrera Ramírez, da Universidade de Vigo, referência internacional no estudo e preservação da arte megalítica, e da Prof. Julia Armesto González, também da Universidade de Vigo, que se dedicaram à aplicação do GNSS (Global Navigation Satellite System) para determinar, com grande precisão, a localização do monumento.

Fotos | CMOF direitos reservados.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img