Vilar Formoso é uma vila do concelho de Almeida e distrito da Guarda, com cerca de 1800 habitantes. Possui imensos acessos rodoviários e faz fronteira com Espanha. Provavelmente, um lugar pouco consensual quanto à eficácia do negócio; a realidade é que houve quem não temesse as dúvidas e o supermercado está lá, na vila fronteiriça, e funciona muito bem. Francisco Andrade é o proprietário. Natural da zona, sempre esteve ligado ao comércio a retalho e abriu a sua unidade do Intermarché em Junho de 1998.
“Quando decidi abrir o supermercado, podia ter optado por diversos locais, mas quis ficar aqui. É uma terra que conheço bem e não estou nada arrependido.” Foi a resposta que Francisco Andrade nos deu quando questionámos o facto de estar no interior do país e numa vila pequena. E concretizou “ não é só a gente daqui, estamos na fronteira e há muitas pessoas que passam para cá e para lá e param aqui para se abastecerem.”

Preços competitivos
Muita tinta tem corrido, a propósito dos preços em Espanha serem mais baixos do que em Portugal. E que muitos portugueses vão a Espanha fazer as comprar e abastecer o automóvel. “Isso é uma falsa questão” – afirma.

“Isso foi chão que deu uvas” – continuou- “hoje o mercado está muito equilibrado, os preços, aqui e em Espanha estão muito equilibrados. Pode haver uma diferença de cêntimos, o que não é relevante. Temos cliente espanhóis que vêm aqui fazer compras e meter gasolina. Vou muitas vezes ao outro lado, a Cidade de Rodrigo, por exemplo e vejo vários supermercados com preços superiores ao nossos.”
Gasolina mais barata
É também característica do Intermarché, ter o combustível mais barato do mercado. Pois no de Vilar Formoso, é mais ainda, uma vez que Francisco Andrade faz questão que assim seja. “O Intermarché tem o combustível mais barato, mas nós aqui em Vilar Formoso temos mais barato ainda.”
E não, não é magia, é gestão. “Para os combustíveis coloco as margens de lucro o mais reduzidas possível. Desde que dê para as despesas de funcionamento e para pagar os salários ao pessoal, já fico satisfeito. Já não vale a pena ir a Espanha meter gasolina. No mercado europeu, quando há subida, é em todo o lado. Nós optamos por esmagar margens e isso faz com que sejam os espanhóis a vir cá abastecer porque é mais barato.” – explica Francisco Andrade.
Pequeno que tem tudo
Com uma área de 600 metros quadrados, a unidade de Vilar Formoso do Intermarché não pertence àquele grupo de supermercados gigantescos, os chamados hipermercados. Porém, isso não invalida que haja falta de produtos. “Não há em tanta quantidade, mas há de tudo”, informa o proprietário do espaço comercial.

Além do posto de combustível com a gasolina mais barata, o supermercado tem talho, lavandaria, peixaria, bar e restaurante “take away.”

Face a tudo isto não é de estranhar que venha “cada vez mais gente a Vilar Formoso, o que dinamiza a vila.” E, também muito importante, “criámos postos de trabalho que antes não havia.” – conclui Francisco Andrade.
OC/Publireportagem
