A LUSICAL, empresa do Grupo Lhoist, inaugurou no dia 6 de março uma central solar em Valverde, na Freguesia de Alcanede. A central fotovoltaica, com uma capacidade instalada de 3,2 MWp, foi projetada para reduzir a pegada ambiental da instalação industrial e contribuir para a sustentabilidade da empresa.
Durante a cerimónia de inauguração, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou o investimento de 3 milhões de euros: “Este investimento num parque fotovoltaico vai permitir à fábrica reduzir a sua pegada ambiental através do uso de energia renovável. A LUSICAL tem uma visão de futuro, onde procura mitigar o impacto ambiental e garantir um futuro sustentável.”
O projeto teve o apoio do município, que contribuiu para a concretização do mesmo com a venda de uma propriedade municipal. O presidente da Câmara acrescentou que “as autarquias devem ajudar as empresas a fixar-se no seu território”, sublinhando o impacto positivo no emprego e na atratividade do município para o investimento privado.
A central solar irá gerar anualmente cerca de 5,4 GWh de eletricidade renovável e cobrir cerca de 27% do consumo da fábrica, reduzindo a dependência da rede elétrica e diminuindo as emissões de CO2 em 1.500 toneladas por ano.
OC©
Foto | CM Santarém