De 2 a 4 de outubro de 2024, o Funchal será o centro do teatro comunitário ao acolher o I Encontro da Rede Internacional de Teatro Comunidade e Artes Participativas. Este evento, que terá lugar no Teatro Municipal Baltasar Dias e em diversos espaços exteriores da cidade, reunirá 35 artistas comunitários e investigadores de Portugal, Argentina, França, Itália, México e Brasil. Esta primeira edição é dedicada a Gisele Barret.
Com o tema “Teatro e Comunidade – Práticas Artísticas e Construção de Futuro”, o encontro contará com 16 intervenções de especialistas, organizadas em três mesas redondas moderadas por Celina Pereira, jornalista e artivista, Tito Lívio, crítico e escritor, e Isabel Bezelga, diretora do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora. Além das discussões, serão realizadas seis oficinas práticas ao longo dos três dias, abordando uma variedade de temas desde a “Criação Transteatral Comunitária” até “Máscaras Expressivas e Objetos Culturais”.
O encontro também oferecerá uma série de espetáculos e performances de arte participativa, culminando no último dia, com a performance “8 olhos, 240 mãos e um bairro” em espaço público.
Além das apresentações, o “Círculo Investigação-ação” reunirá diariamente para reflexão, culminando na edição de um e-book com todas as comunicações, promovendo esta área artística de conhecimento.
Este evento é organizado pela HUG – Rede Internacional de Teatro Comunidade e Artes Participativas, em parceria com várias instituições académicas e culturais, e conta com o apoio do Município do Funchal, INATEL Funchal, Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira, entre outros patrocinadores.
Programa:
Dia 2:
- 18:00: “Os Heróis não existem… existem!” – Associação Olho-te/U. Sénior do Funchal
Dia 3:
- 18:00: “Trégua” – documentário, Casa Invisível – Madeira
Dia 4:
- 20:00: “1731 – Luz ao Fundo do Túnel” – documentário, Associação Olho-te
- Horário a definir: “8 olhos, 240 mãos e um bairro” – performance de teatro comunitário em espaço público
Edição: Rui Paulo Costa
