Construir de raiz uma máquina voadora é um desafio comum a 34 equipas de todo o país. Por estes dias, de norte a sul, é intensa a atividade para terminar os últimos pormenores e organizar tudo para a deslocação à capital. O encontro é já no próximo sábado (7 de setembro), para a quarta edição portuguesa do Red Bull Flugtag Lisboa.
A Doca da Marinha, situada nas proximidades do Terreiro do Paço, foi o local escolhido. O Hangar estará aberto ao público durante a manhã (a partir das 10h). A ação arranca pelas 13h na rampa de lançamento, com o derradeiro teste de todos os limites! João Manzarra e Carina Caldeira, Rui Simões e Catarina Maia são as duplas de hosts de serviço. Muita energia, cor e diversão vão ser uma constante num programa ideal para toda a família. O acesso ao evento é livre.
O painel de júris é composto por: Pedro Boucherie Mendes, Constanza Ariza, Gonçalo Braga, Inês Nogueira, Miguel Paraíso, Fernando Alvim, Ana Pinheiro, Luís Lickfold e Vanessa Marina. No centro da sua avaliação vai estar a Criatividade, Performance e Distância de Voo. Há prémios para as três equipas que assegurarem um lugar no pódio.
Nascido em 1992 na Áustria, o Red Bull Flugtag tem percorrido o mundo ao longo dos últimos 32 anos – levando esta fórmula única a dezenas de países dos cinco continentes, em mais de duas centenas de edições já realizadas.
O Red Bull Flugtag Lisboa tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa.
PROGRAMA
10:00 Abertura do Hangar e exposição das máquinas voadoras
12:50 Abertura da Rampa de Voo com a atuação dos Farra Fanfarra
13:00 Início do RED BULL FLUGTAG LISBOA
17:00 Entrega de Prémios
SIDE ACTS
Ao longo do dia o público vai ser surpreendido por alguns momentos especiais, com destaque para:
Voo de Paramotor com Dimitris Kolliakos – piloto grego, que fez o seu primeiro voo com 11 anos e especializou-se na vertente de Paramotor alcançando fama mundial
Red Bull FrancaMente Showcase – é uma demonstração única onde rap e improviso se unem, criando um espaço livre para três MC’s exibirem as suas skills fora do contexto competitivo. Nesta exibição, eles partilham as suas rimas de forma autêntica e criativa, conectando-se com o público de maneira envolvente e espontânea, dando a conhecer o Red Bull FrancaMente
MUSIC LOUNGE
Esta área estará situada junto ao Hangar e conta com a atuação dos DJs convidados:
14:00 DJ Perez
16:30 DJ Décio
19:00 Umafricana
COMO CHEGAR
A Doca da Marinha situa-se na Avenida Infante D. Henrique, nas proximidades do Terreiro do Paço, no centro de Lisboa (https://maps.app.goo.gl/rsiadBJeUSfJVNGXA). É uma zona com ótimos acessos, servida por uma vasta rede de transportes públicos. Aqui ficam algumas sugestões de como chegar:
Automóvel: ACESSO AO RECINTO COM TRÂNSITO CONDICIONADO
O trânsito vai estar condicionado entre as 12:00 e as 20:00, desde o cruzamento da Rua dos Arameiros com a Avenida Infante Dom Henrique e até ao Terminal de Cruzeiros. A via do BUS adjacente ao recinto estará cortada. Os melhores acessos ao local do evento são através da zona oriental da cidade. Recomenda-se a utilização das habituais plataformas de navegação.
TRANSPORTES PÚBLICOS:
AUTOCARRO / ELÉTRICO Existem vários autocarros e elétricos da Carris com paragem nas imediações do evento. A paragem mais próxima é a do Campo das Cebolas. Pode planificar a viagem em http://www.carris.pt/
COMBOIO A estação de comboio mais próxima é a de Santa Apolónia
METRO A linha azul é a que nos leva mais próximo da zona do evento, saindo na estação do Terreiro do Paço
BARCO A Estação Fluvial do Terreiro do Paço é a que fica mais próxima da zona do evento
BICICLETA / TROTINETE Quem optar pela de bicicleta pode fazer um agradável passeio pela ciclovia situada ao longo do rio. Também há inúmeras empresas que disponibilizam bicicletas e trotinetes, que podem ser alugadas para aceder à zona do evento
ONDE ESTACIONAR
A Telpark é parceira do Red Bull Flugtag Lisboa e oferece uma tarifa especial para os espectadores que façam a pré-reserva de estacionamento, na semana que antecede o evento:
Tarifa público Prebook: €3,90 (tarifa 24:00, reserva através da app)
Parques dissuasores (junto à linha azul metro): Sete Rios, Berna, Valbom, Marquês Pombal, Alexandre Herculano
Parque mais próximo: Terminal de Cruzeiros
COMO ASSISTIR
A organização preparou uma zona de bancadas de acesso livre para os espectadores. Vários ecrãs gigantes estarão também na zona do evento, para que o público não perca nenhum momento da competição e possa acompanhar os Hosts de serviço.
Existe também uma zona reservada a pessoas com mobilidade reduzida.
LIVE STREAM
Para quem não tiver oportunidade de estar presente no Red Bull Flugtag Lisboa, há várias formas de acompanhar toda a ação:
A SIC Radical e o SAPO garantem a transmissão em direto a partir das 13:00
O Move_Mind vai estar streamar num mini estúdio montado na zona do evento, com transmissão no seu canal oficial da Twitch: https://www.twitch.tv/move_mind
EQUIPAS NA RAMPA DE VOO
Pika’viators – Lyon, França
Aeronautas Lusitanos – Portela, Loures
Tuguinhas – Costa da Caparica, Almada
Os Rolhas – Arruda dos Vinhos
The Folks – Paço de Arcos
Os Fantásticos Voadores do Porto – Rio Tinto
Daqui Pr’ali – Pombal
Lupita Crew – Lisboa
Pétalas Voadoras – Alvarães, Viana do Castelo
PigLet Us Fly – Odivelas
Foge à Mãe – Mafra
The Blay Gang – Montijo
Hope it Fly – Sintra
Air Bunenos – Encarnação, Mafra
Os Profundadores – Sintra
Bando de Heterónimos – Évora
The Mean Machine – Vila Nova de Famalicão
Diaper Droppers – Valadares
Cartoons do Oeste – Caldas da Rainha
The Oily Taxi Driver – Ericeira
Capas Negras – Pombal
Missão Possível “LINCE IBÉRICO” – Alcabideche
Os Netos do 25 – Santarém
Empadas de Galinha – Vila Franca de Xira
Os Decadentes – Lisboa
Jedi Lusitanos – Lisboa
As Fadas do Boinicórnio – Pinhal Novo, Setúbal
Da Vikings – Viseu
Cerveira Barril Team – Viana do Castelo
Pepe the Frog – Algés
Soft Team – Lourinhã
Malta Danada Airlines – Azenhas dos Tanoeiros, Mafra
Crazy Miata – Sintra
Dragon Tails – Azambuja