15.3 C
Porto
19.5 C
Lisboa
20.9 C
Faro
Sexta-feira, Outubro 31, 2025

Escola Portuguesa de Arte Equestre atua nos Emirados Árabes Unidos

A EPAE atua no evento de lançamento da Abu Dhabi Royal Equestrian Arts, a nova escola equestre criada nos Emirados Árabes Unidos. A Escola Portuguesa de Arte Equestre apresenta-se com oito cavaleiros e doze cavalos, apoiados por seis tratadores, e executará individualmente um “Passo de 4” e participará em quatro números em conjunto com as restantes escolas: “Ares Altos à mão”, “Ares Altos montados”, “Carrossel” e “Desfile Final”

Mais artigos

O lançamento da Abu Dhabi Royal Equestrian Arts (ADREA), nos Emirados Árabes Unidos, que está a decorrer desde esta quinta-feira até  domingo (30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro), é o evento equestre do ano, juntando aos anfitriões as quatro academias equestres europeias mais reputadas da atualidade: a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre (Jerez de la Frontera, Espanha), o Cadre Noir (Saumur, França) e a Spanish Riding School (Viena, Áustria).

António Borba Monteiro com Raeco em Terra a Terra – Créditos: PEDRO YGLESIAS

Para a EPAE, será a primeira atuação no sudoeste da Ásia e a segunda fora da Europa, com os seus cavalos de raça Lusitana de Alter Real, depois de em 2008 ter participado no Salon du Cheval de El Jadida, em Marrocos.

O evento oficial de lançamento da ADREA e a inauguração das suas instalações em Abu Dhabi será constituído por quatro galas nas quais participarão as cinco escolas que compõem o cartaz. A de ontem e de hoje (30 e 31 de outubro), com atuações exclusivamente para a Família Real e convidados especiais, enquanto no sábado e domingo (dias 1 e 2 de novembro), o espetáculo é aberto ao público em geral.

Mariana Boavida com Universo. Créditos: JOSÉ MARQUES SILVA

A EPAE exibe em Abu Dhabi a arte equestre tradicional portuguesa, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Em representação da Parques de Sintra, entidade gestora da EPAE, marcam presença no evento, João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da empresa, e José Lino Ramos, administrador responsável pela Escola.

Apresentando oito cavaleiros e doze cavalos, apoiados por seis tratadores, a EPAE executará individualmente um “Passo de 4” e participará em quatro números em conjunto com as restantes escolas: “Ares Altos à mão”, “Ares Altos montados”, “Carrossel” e “Desfile Final”.

Carrossel. Créditos: SÍLVIA/FOCO EPAE 2013

A ADREA é uma nova escola criada e desenvolvida com cavalos e cavaleiros espanhóis, incorporando conhecimentos adquiridos na Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, cuja missão é representar e divulgar a tradição da equitação clássica nos Emirados Árabes Unidos. Em 2023, fez a sua estreia absoluta na “Gala das las V Escuelas”, em Jerez de la Frontera, na celebração do 50º aniversário da Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, que também contou com a participação da EPAE.

Em 2024, a EPAE convidou a ADREA para a Gala de celebração do seu 45º aniversário, no Campo Pequeno, em Lisboa, marcando a primeira atuação da nova escola em Portugal. Nessa ocasião, as duas instituições celebraram um memorando de entendimento, que prevê a colaboração em programas de interesse mútuo, tais como eventos, apresentações, consultoria, intercâmbio de cavaleiros e iniciativas de âmbito cultural.

OC/MP

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img