23.9 C
Porto
23.9 C
Lisboa
24.9 C
Faro
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Encontro de Antigos Alunos do Colégio de Gaia – Reviver o passado homenageando Manuel Leão e olhos postos no futuro do evento

Decorreu no dia 28 de outubro, o Encontro de Antigos Alunos do Colégio de Gaia - Reviver o Colégio de Gaia. Este foi um momento de reencontros e de partilha das memórias (e contactos perdidos) entre os presentes.

As mais lidas

Joaquim Marques
Joaquim Marques
Técnico de Turismo

O encontro contou com a presença de mais de 150 participantes, entre ex-alunos, ex-funcionários e ex-professores.

Como previsto, o evento iniciou-se com uma visita guiada pelo Pe. António Manuel Barbosa Ferreira às instalações do colégio, que destacou “as diferenças entre o colégio que os ex-alunos conheciam e o de hoje“. A começar pelo próprio local onde se encontravam inicialmente, como “uma praça, de modo a fomentar o convívio“. Destacou ainda investimentos em curso e futuros, como a construção de uma creche.

Finalizada a visita, os participantes partiram para o restaurante onde, além do repasto, iria decorrer a apresentação do livro “Manuel Leão Ilustre Feirense e Carismático Director do Grande Colégio de Gaia, de autoria do ex-professor Samuel Bastos de Oliveira.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, que proferiu algumas palavras salientando “a obra do Padre Manuel Leão no Colégio de Gaia” e o facto de esta ser “uma instituição de referência ao nível local” e com uma “identidade própria“.

Deu-se, então, início à apresentação da obra pelo seu autor, ex-Professor Samuel Bastos de Oliveira.

image00056
Foto de Catarina Menezes

Emocionado, começou por mencionar “ter dificuldades em dizer tudo quanto me vai na alma. Referiu os “tempos tão queridos” vividos “naquela grande casa de ensino, de elevação e de confraternização” e que “os professores eram, em certas circunstâncias, amigos e, por vezes, substitutos dos pais para muitos alunos de longe“… Atestando a grandeza da instituição referiu: “Tanta gente, milhares, que se reuniram naquela casa“.

Considerou que a instituição “era uma escola rigorosa, tinha um grande diretor, um grande formador de homens” e que foi esse grande homem “que levantou a obra que os presentes tiveram o prazer de admirar”, o “grande Padre Leão“, “aquele que viveu exclusivamente para construir o colégio“.

Feita a apresentação e a homenagem ao visado nesta publicação, o tempo foi sendo dividido entre a obtenção do autógrafo no livro ora adquirido, o saboroso repasto e um saudoso e saudável convívio que se prolongou para bem mais das 18 horas.

image00053 1
Foto de Catarina Menezes
Questionamos o autor sobre a forma como surgiu este livro, tendo este mencionado  a profunda admiração que sentia e continuo a sentir pelas grandiosas e modernas estruturas pedagógicas com que o Padre Manuel Valente Pinho Leão fundou, na Quinta do Trancoso da freguesia de Mafamude, o maior estabelecimento de ensino particular do norte e centro do País, o Colégio de Gaia, o que o levou “a aproveitar o centenário do nascimento deste ilustre feirense, ocorrido a 25 de Agosto de 2020, para escrever uma monografia sobre a vida exemplar e acção cultural de quem foi meu professor, director e amigo“.
Perguntamos ainda, qual o objetivo  visado com esta publicação, tendo o autor referido que, “em finais de 2020 tinha redigido este livro (que, por vicissitudes várias, só agora é publicado) em memória do carismático director e educador Padre Manuel Leão, com o objectivo de que lhe seja feita a justiça que, no final da sua vida, lhe faltou e que bem merece e lhe deve ser feita de quantos beneficiam da sua imortal obra cultural“.

Interpelamos a organização no sentido de aferir a sua motivação para a realização deste evento e fazer um balanço da sua realização, tendo Albertina Ferreira referido tratar-se do reencontro da família/amigos com quem partilhamos momentos que nos marcaram, enquanto jovens”  não querendo “deixar a marca “Colégio de Gaia” cair no esquecimento. No fundo,  “Reavivar o Orgulho de termos pertencido à Família Colégio de Gaia”.

Considerou que a edição deste ano “foi mais uma boa surpresa e que para o futuro pretendem “elevar a fasquia do número de participantes, contando com diversas gerações”.

Por último é de referir que, para os interessados, a publicação, no valor de 15€, deverá ser encomendada para o email: luisfilipebastosoliveira@gmail.com .

 

 

 

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img