22.7 C
Porto
Segunda-feira, Abril 15, 2024

Dia Mundial do Cinema em Melgaço – entradas gratuitas dia 5 de novembro no Museu Jean Loup Passek

O município de Melgaço, o mais a norte de Portugal, assinala o Dia Mundial do Cinema  com uma exposição de cartazes  de sete países. O museu de Cinema da cidade encontra-se aberto ao público com esntrada gratuita.

As mais lidas

No próximo domingo, dia 5 de novembro, as entradas no Museu de Cinema de MelgaçoJean Loup Passek são gratuitas, a propósito da celebração do Dia Mundial do Cinema. Uma boa ocasião para apreciar o magnífico espólio de Jean Loup Passek, uma coleção doada ao município, que engloba diversos cartazes, fotografias, máquinas e outros objetos relacionados com a história do cinema.

 

NI Dia mundial cinema2
Ainda a propósito da data comemorativa, a autarquia melgacense convida, de 7 de novembro a 7 de dezembro, a apreciar uma exposição composta por cartazes de cinema de sete países: Portugal, Espanha, França, Polónia, Checoslováquia, Japão e Cuba.

A mostra estará patente em sete locais do concelho, designadamente na Câmara Municipal de Melgaço, no Solar do Alvarinho, no Espaço Memória e Fronteira, na Casa da Cultura, na Loja interativa de Turismo, na Porta de Lamas de Mouro e no Centro de Informação de Castro Laboreiro. A ação, para além de celebrar o cinema, assume-se como um convite à descoberta de diferentes locais do município mais a norte de Portugal.
As visitas ao Museu de Cinema de Melgaço podem ser realizadas de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00.


O MUSEU DE CINEMA DE MELGAÇO – JEAN-LOUP PASSEK
Inaugurado em 2005, o espaço museológico encontra-se instalado em plena zona histórica da Vila. O museu tem por base o espólio colecionado ao longo da vida pelo francês Jean-Loup Passek e doado ao Município. Passek dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e foi diretor do Festival de Cinema de La Rochelle. É esta paixão de Passek pelo cinema e pela Vila de Melgaço que permite, atualmente, desfrutar desta original coleção, que demorou cerca de cinco décadas a compilar.



- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img