A 6ª sessão do ciclo «Peregrinos de esperança», organizado pelo Centro de Cultura Católica (CCC) e pelo diaconado portucalense e em colaboração de alguns secretariados e organismos diocesanos, em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2024/2025, realiza-se no dia 11 de março, a partir das 21 horas.
A sessão consta da conferência «”Educar é sempre um ato de esperança” (Francisco): Educação e humanização», proferida por Carlos Meneses Moreira, diretor do Secretariado Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica. Trata-se um tema em perfeita sintonia com o peregrinos.
Entre as ações pastorais para «reanimar a esperança», no contexto do 1º objetivo pastoral, o referido Plano menciona. «Fazer da educação um ato de esperança e educar para a esperança, numa aliança entre todas as componentes da pessoa: entre estudo e vida; entre gerações (SNC, n.º 14); entre professores, estudantes, famílias e sociedade civil, de acordo com as suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, desportivas, políticas, empreendedoras e solidárias».
A conferência realizar-se-á por videoconferência em sala virtual. Os interessados devem manifestar a sua vontade para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt. Mais proximamente ao dia, ser-lhes-ão enviadas as coordenadas de acesso à sessão Zoom.
O ciclo continuará em junho com a abordagem das seguintes temáticas:
3 de junho – «A memória de uma Igreja sinodal: No 17º centenário do I Concílio de Niceia» – Adélio Fernando Abreu (Centro de Cultura Católica; UCP, Faculdade de Teologia):
17 de junho – «”Nós cremos”: As Igrejas cristãs no Porto no 17º centenário do I Concílio de Niceia» – Comissão Ecuménica do Porto (org.).
OC/MP