A cerimónia de entrega de medalhas às mulheres que se destacaram nos Corpos de Bombeiros Voluntários de Montijo e Bombeiros Voluntários de Canha decorreu ontem, 10 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Este evento, inserido nas Comemorações do Dia Internacional das Mulheres, contou com a presença especial de Patrícia Gaspar, ex-secretária de Estado da Proteção Civil.
Maria Clara Silva, presidente da Câmara Municipal do Montijo, sublinhou a importância da cerimónia, não apenas como uma celebração das conquistas das mulheres, mas também como um momento de reflexão sobre os desafios ainda presentes. “Este dia pretende celebrar não só a conquista das mulheres, mas relembrar que ainda existem causas e direitos pelos quais as mulheres continuam a lutar em todos os países do mundo: o direito ao voto, o direito à igualdade salarial, o direito a ter uma maior representatividade em cargos de segurança, o direito à proteção em situações de violência, o direito à educação. O caminho é longo e não podemos aceitar retrocessos. A luta pelos direitos das mulheres é a luta pelos direitos humanos”, afirmou a autarca.
Patrícia Gaspar reforçou a necessidade de continuar a lutar pela igualdade de direitos e pela proteção das mulheres. “Nos dias que correm, se há uma coisa que não podemos dar por garantida são os direitos, alguns dos direitos a que as pessoas da minha geração se habituaram a crescer. Nada está garantido. Quando olhamos para a desigualdade salarial, desigualdade social, para as 22 mortes por violência doméstica em 2024, em que 19 são mulheres, percebemos que há muita matéria ainda para ser trabalhada, e faz muito sentido que se continue a celebrar o dia 8 de março e o Dia Internacional da Mulher”, afirmou Patrícia Gaspar.
A cerimónia foi enriquecida por um momento musical protagonizado por Mariana Pereira, que, com a sua voz inconfundível, abrilhantou o evento. O seu percurso no programa The Voice foi apenas o início, e sucessos como “Não Voltes Atrás”, “Superação”, “Complicado” e “Juras” confirmam o talento montijense que continua a conquistar o público.
O evento foi um reconhecimento público do papel essencial das mulheres na proteção e segurança da comunidade, refletindo a valorização das suas contribuições e a luta contínua pela igualdade de género.
OC©
Foto | CM Montijo