A Câmara Municipal de Celorico da Beira e a empresa Five Bioenergy formalizaram a intenção de instalar uma central de produção de biogás no concelho, através da assinatura de um protocolo que decorreu no âmbito das celebrações do feriado municipal, a 23 de maio.
A nova infraestrutura terá capacidade para tratar até 240 mil toneladas de resíduos orgânicos não perigosos por ano, permitindo a produção estimada de cerca de 150 mil MWh de biogás. O projeto prevê ainda a instalação de uma central solar fotovoltaica para autoconsumo, reforçando o compromisso com a utilização de fontes de energia renováveis.
O investimento, da responsabilidade da Five Bioenergy, ascende a aproximadamente 45 milhões de euros, estando prevista a criação de cerca de 20 postos de trabalho diretos e 45 indiretos. Esta iniciativa poderá, assim, impulsionar o desenvolvimento económico local e promover a valorização ambiental do território.

De acordo com os promotores, a central contribuirá para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, a valorização de resíduos orgânicos e a promoção de práticas alinhadas com uma economia circular e sustentável.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença de várias entidades, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascensão, o Presidente da Five Bioenergy, Iñigo Asensio, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
OC/AM
