O Cemitério Municipal da Cruz Alta, situado próximo do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), foi alvo de uma intervenção para alargar a sua capacidade. O projeto incluiu a construção de três novos edifícios para gavetões e um edifício destinado a ossários, permitindo um aumento significativo da oferta deste serviço à população.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, a obra era uma necessidade urgente devido à falta de espaço para deposição de corpos, agravada pelo aumento da mortalidade durante a pandemia. “A ampliação que fizemos em 2015 estava praticamente esgotada, essencialmente devido ao aumento de mortalidade, verificada no período do Covid. Esta ampliação permite dar mais dignidade às pessoas para que continuem a honrar, aqui, a memória dos seus entes queridos falecidos”, sublinha.
Além desta intervenção, o município tem realizado obras de melhoria na circulação e nos acessos pedonais do cemitério. Paralelamente, tem apoiado financeiramente as juntas de freguesia para beneficiação e ampliação de outros cemitérios no concelho, reforçando o compromisso com a preservação destes espaços.
OC©
Foto: CM Lamego