No dia 15 de novembro, a Câmara Municipal de Celorico da Beira homenageará o aviador Sacadura Cabral, assinalando os cem anos do seu desaparecimento no mar do norte. Natural de Celorico, Sacadura Cabral é lembrado pelos feitos na aviação, nomeadamente pela Travessia Aérea do Atlântico Sul, realizada em 1922, ao lado de Gago Coutinho. Em colaboração com a Força Aérea e a Marinha Portuguesa, o município prepara várias atividades, destacando-se a apresentação pública da moção para renomear o futuro Aeroporto de Alcochete em honra do aviador.
O programa inclui ainda a inauguração de uma exposição itinerante, intitulada “Sacadura Cabral: Um Legado na Aviação”, e um concerto pela Banda de Música da Força Aérea, onde o eufonista celoricense Mauro Martins participará a tocar o seu eufónio (ou euphonium), um instrumento de sopro da família dos metais. O eufónio é semelhante a uma tuba, mas de menor dimensão e com um som mais suave e melodioso.
Estão previstas também as apresentações de duas obras literárias sobre Sacadura Cabral e a inauguração das escolas EB2,3 Sacadura Cabral e EB1 da Lageosa do Mondego, recentemente renovadas.
O evento insere-se no esforço da autarquia de Celorico da Beira para preservar a memória e o legado de Sacadura Cabral, destacando o seu contributo para a aviação nacional e internacional e o seu papel inspirador para futuras gerações.
OC/RPC