A Água de Carvalhelhos iniciou recentemente a impressão em braille nas suas garrafas de água mineral natural. Esta medida pretende tornar o produto mais acessível a cerca de 600 mil cidadãos com deficiência visual em Portugal, incluindo os cerca de 30 mil totalmente cegos.
A alteração surge numa fase de renovação tecnológica da linha de produção, em que a marca substituiu os antigos equipamentos por um sistema baseado em preformas, mais eficiente e sustentável. As novas garrafas passam a incluir, em braille, o nome da marca, a utilização de rPET (plástico reciclado) e a indicação de pH7.
“Trata-se de uma mudança que pode melhorar a qualidade de vida de muitos consumidores e que atende às necessidades especiais de milhares de pessoas. A responsabilidade social é um domínio valorizado pela Carvalhelhos e que, amiúde, ganha reflexos sobretudo regionais. Esta é apenas mais uma medida, desta vez com reflexos nacionais e internacionais, visto que a empresa exporta cerca de 15% da sua produção”, afirmou Gonçalo Magalhães Ferreira, Director Comercial de Mercado Externo e Regiões Autónomas.
A iniciativa foi apresentada à ACAPO, que considerou relevantes todos os avanços que promovam a inclusão social de pessoas com deficiência visual.
Este novo passo junta-se a outras mudanças recentes da empresa. Em dezembro, a Carvalhelhos incorporou 30% de rPET nas embalagens, antecipando a exigência europeia prevista para 2030. Mais recentemente, eliminou a cor das tampas das garrafas PET, facilitando a reciclagem e aumentando a eficiência na gestão de resíduos.
A empresa também apostou em energia solar e frota elétrica, o que permitiu reduzir as emissões anuais de CO₂ em cerca de 259 toneladas.
Com mais de 100 anos de história, a Carvalhelhos mantém a exploração dos aquíferos de Boticas desde 1915, preservando as características medicinais das suas águas, conhecidas pelo pH neutro e propriedades organoléticas.
OC/RPC

Editor Adjunto