6.6 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

“Elétricos” desfilam nas ruas do Porto

Os carros elétricos históricos da STCP vão desfilar pela marginal da cidade do Porto, no sábado, dia 4 de maio, entre as 15:00 e as 18:00. Também no Museu do Carro Eléctrico haverá animação. No exterior do edifício, pelas 15:00, e de modo a celebrar o início do desfile dos 15 veículos da coleção da STCP, haverá música da Batucada Musical e momentos teatralizados protagonizados pelos atores residentes do Museu.

As mais lidas

Partindo do Museu do Carro Eléctrico às 15:30, o desfile dos elétricos históricos vai seguir em direção ao Passeio Alegre, onde deverá chegar pelas 16:15, com posterior regresso ao Museu pelas 17:00, para depois iniciar viagem a caminho do Infante, onde deverá chegar pelas 17:30 com retorno pelas 18:00 no Museu.

A STCP e o Museu do Carro Eléctrico organizam, anualmente, o Desfile de Carros Elétricos criando uma oportunidade única de partilha do acervo do Museu do Carro Eléctrico com a população da cidade e os seus visitantes. Através da compra de bilhete único, o público pode embarcar numa viagem panorâmica numa das 15 viaturas históricas que fazem parte da coleção do museu, designadamente os carros de “risca ao meio”, carros de trabalho e atrelados.

A par, ao longo da tarde, o Museu do Carro Eléctrico estará de portas abertas, e com acesso gratuito, oferecendo ao público a possibilidade de participar num programa intenso que inclui atuações de música, dança e teatro, assim como workshop e oficina para a família, além de visitas orientadas aos recantos do Museu que, no início do século XX, acolheu a antiga Central Termoelétrica de Massarelos.

Programa:

15:00 – Workshop “Olhó Pompom“, realizado por Olhó Nobelo, no Exterior do Museu, junto ao lago, com a duração de 60 minutos.

Também às 15:00 – será encenada uma animação ao ar livre com o elenco residente do Museu, interpretando personagens icónicas da cidade do Porto, com a duração de 15 minutos.

Das 16:00 às 18:00 – Oficina para família “E se a minha mãe fosse um elétrico?”, no interior, na Sala das Máquinas, coma duração de 120 minutos.

16:30 – Atuação da Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes, no exterior do MCE, com a duração de 20 minutos.

Também às 16:30 – “Os recantos do museu“, convidam para uma visita orientada pelo interior do Museu, com a duração de 40 minutos.

17:00 – o público pode assistir a um espetáculo de ballet, promovido pela Escola de Ballet do Porto, no interior do Museu, na Sala das Máquinas, com a duração de 10 minutos.

17:30 – Atuação do Grupo de Dança e Cantares do Soutelo, no exterior do recinto, com a duração de 20 minutos.

17:30 – será promovida a segunda visita orientada ao interior do Museu “Os Recantos do Museu”, com a duração de 40 minutos.

Tarifário:

Os bilhetes estão à venda no Museu do Carro Eléctrico de dia 30 de abril a 3 de maio, entre as 10:00 e as 18:00, ou a partir de 4 de maio, a partir das 14:30. O bilhete de adulto tem o custo de 8€, enquanto o menor de 18 anos e sénior será de 5€. A STCP salvaguarda que o acesso aos elétricos está condicionado pela capacidade de cada veículo, assim como o acesso aos lugares sentados.


O Museu do Carro Eléctrico

O Museu do Carro Eléctrico foi fundado no ano de 1992 com o objetivo de preservar e divulgar uma vasta coleção de carros elétricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.

A sua exposição permanente, composta por mais de duas dezenas de veículos, incluindo elétricos, atrelados, carros de tração animal, carros de apoio e outros artefactos, foi ampliada com a abertura da antiga casa das máquinas da central termoelétrica, onde o vapor das caldeiras era transformado em eletricidade. Localiza-se no edifício da antiga Central Termoelétrica de Massarelos (1915), pertença da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

O Museu do Carro Eléctrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto. Saiba mais em: http://www.museudocarroelectrico.pt

 A STCP

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A. – assegura o transporte coletivo público rodoviário de passageiros na AMP, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Gondomar, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia. Explora preponderantemente o modo autocarro e, em menor escala, o modo carro elétrico. A STCP é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, com natureza intermunicipal.

A intermunicipalização da STCP, concretizada a 1 de janeiro de 2021, foi realizada de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei nº 151/2019, de 11 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei nº 175/2019, de 27 de dezembro. O município do Porto é o acionista maioritário, sendo as restantes participações divididas entre os outros cinco concelhos onde a STCP opera. Saiba mais em: www.stcp.pt



- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img