4.2 C
Porto
12.5 C
Lisboa
12.9 C
Faro
Sábado, Dezembro 14, 2024

Capitão de Abril lança livro “O meu 25 de Abril”

O Coronel João Andrade da Silva, presidente da Associação Salgueiro Maia (ASM), apresentou obra em Vila Nova de Gaia.

As mais lidas

Maria Paulo
Maria Paulo
Jornalista free-lancer
O Meu 25 Abril 2
O autor entre representantes da Câmara Municipal gaiense e Federação das Colectividades de Gaia, explica o que o motivou a escrever o livro. Direitos Reservados

O Capitão de Abril, Coronel João Andrade da Silva, que esteve colocado no Cristo Rei, em Almada, a 25 de abril de 1974 com a Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, onde era tenente, e atualmente presidente da Associação Salgueiro Maia (ASM), acaba de lançar o livro “O meu 25 de Abril”.

Enquanto houver portugueses livres, o 25 de Abril não morrerá. Enquanto houver portugueses que amam a liberdade e a democracia, o 25 de Abril não morrerá”, realçou o coronel, logo no início da cerimónia de apresentação do livro que decorreu no último sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.

O coronel abordou os valores e as conquistas da revolução dos cravos, o movimento político e social que, inspirado nos princípios humanistas de igualdade, fraternidade e tolerância, depôs, no dia 25 de abril de 1974, o regime ditatorial do Estado Novo, vigente no país desde 1933.

Ao longo da cerimónia do seu livro, João Andrade da Silva enalteceu e glorificou os homens e as mulheres que sonharam com um mundo melhor, livre do medo, da pobreza e de todas as formas de subalternização, que se juntaram aos militares para conquistar a liberdade para todos.

É uma honra enorme receber um dos Capitães de Abril em Vila Nova de Gaia. Muito obrigado pela vossa coragem e tenacidade. Hoje vivemos em liberdade e em democracia graças às vossas operações no dia 25 de Abril de 1974”, afirmou Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, a entidade organizadora deste evento que celebra o cinquentenário da revolução, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, Albino Almeida, e dos vereadores Elísio Pinto, em representação do presidente da Câmara Municipal de Gaia, e Paula Carvalhal, do pelouro da Cultura.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img