O tradicional restaurante portuense Cantinho do Pedro, conhecido por sua comida de conforto e ambiente familiar, acaba de dar um passo ousado e inovador: a criação de um espaço temático inteiramente dedicado aos BTS, o grupo sul-coreano de pop com maior reconhecimento e popularidade mundial nos últimos anos.

O refresh daquele espaço localizado na Areosa, onde agora se alia a gastronomia portuguesa à cultura pop sul-coreana, assinala o 12º aniversário dos BTS – Bangtan Boys (constituído a 13 de junho de 2013) que se celebra precisamente hoje, dia de Santo António, o dia mais feliz da capital de Portugal.

Esta simbiose tem a assinatura de Cristina Pinto, proprietária do Cantinho do Pedro e uma das mais fervorosas fãs – pertencente ao grupo Armys Bulletproof BTS – desta banda de K-Pop (korean Pop), um género musical originário da Coreia do Sul que se tornou um fenómeno global e que tem como protagonistas sete magníficos jovens: Kim Nam-joon (RM), Kim Seok-jin (Jin), Min Yoon-gi (Suga), Jung Ho-seok (J-hope), Park Ji-min (Jimin), Kim Tae-hyung (V) e Jeon Jung-kook (Jungkook).

O grupo é conhecido mundialmente pelas suas músicas envolventes, mensagens sociais e performances marcantes. É caracterizado por música com batidas contagiantes, coreografias elaboradas e performances que combinam elementos de diversos géneros musicais, como pop, hip-hop, eletrónica.

Cristina Pinto, que viajou até à Coreia do Sul para obter um autógrafo numa t-shirt (de autoria do pai de Jimin) que agora decora o novo espaço do Cantinho do Pedro, assim como bandeiras, fotografias, pósteres, entre outros objetos identitários dos BTS, contou a “O Cidadão” os momentos mais relevantes da descoberta da banda e do desafio que foi trazer a identidade da banda para o seu restaurante.

“Eu sempre ouvi muita música, desde criança, mas não os conhecia. Só quando fui para o hospital fazer uma cirurgia, aproveitei um momento descontraído para ver um vídeo aleatório e vi um meme do Jimin. E achei muito engraçado, achei que ele era fofinho e fui pesquisar quem ele era”, recorda Cristina Pinto, numa alusão aos sinais que despertaram o seu interesse para descobrir que aquele Jimin pertencia a uma banda sul-coreana chamada BTS.

A partir daí, nunca mais parou a vontade de conhecer mais e mais: “Comecei a pesquisar a história da vida dele, a conhecer as músicas através dele, a conhecer a história de cada um deles”. E quanto mais conhecia mais aumentava a afinidade que sentia com aquele grupo de k-pop.

“Comecei a identificar-me com muitas coisas que eles passaram. Porque eu acho que eles são os únicos artistas no mundo que mostram que são seres humanos com fragilidades como nós”, assevera Cristina Pinto, aproveitando para valorizar o facto de os membros da banda partilharem o seu dia-a-dia com os fãs. “Eles fazem lives, mostram o que comem, o que fazem durante o dia, o trabalho deles que vai para além da banda, os programas de televisão que fazem, uns didáticos, outros engraçados, tipo Jogos Sem Fronteiras, entre eles próprios…a gente começa a ganhar afeto por eles.”

A empatia dos BTS, ora partilhando sentimentos e pontos de vista, ora falando abertamente de problemas do quotidiano e de experiências negativas, como por exemplo a “depressão ou os distúrbios alimentares que já vivenciaram, acaba por ajudar muita pessoas com os mesmos problemas”, evidencia Cristina Pinto, destacando o programa do Jin sobre alimentação para ajudar as pessoas: “Esse é que me fez mesmo prestar muita atenção no grupo”.

A forma como o grupo ajudou o Suga, um dos produtores e um dos rappers, a ultrapassar os constrangimentos da sua depressão e fobia social, foi também apontado por Cristina Pinto como exemplo digno de destaque. “Os outros todos puxavam por ele e ele próprio falou abertamente sobre os distúrbios causados pela depressão”, salienta.

A transparência, a entreajuda e a partilha projetada pelos BTS contribuem, na opinião desta fã portuense, para que “a gente se apaixone por eles cada dia mais, se identifique com eles cada vez mais.” E acrescenta: “Todos eles tiveram fases boas e más, como todas as pessoas, mas conversam abertamente sobre isso entre eles e tentam resolver os problemas em conjunto”.

Cristina Pinto aponta, ainda, a barreira linguística dos BTS como uma enorme adversidade que, afinal, foi resolvida graças ao espírito colaborativo e à resiliência que os carateriza. “No início da carreira, quando saíram da Coreia do Sul, sofreram muito preconceito por serem asiáticos e muitas vezes eles eram insultados”, conta a fã portuense, continuando: “Só o RM é que falava inglês, porque aprendeu sozinho a ver a série Friends. E, por isso, percebia os insultos. No entanto, ele omitia isso aos colegas e dizia que estavam a receber amor.”

Mais que um restaurante, o Cantinho do Pedro é uma experiência!
No novo ambiente temático, os clientes serão transportados para o universo do BTS, com decoração inspirada.
“Queremos proporcionar uma experiência completa, onde a boa comida se encontra com a paixão e o carinho dos fãs pelo grupo. É uma homenagem à arte, ao esforço e à história inspiradora do BTS”, diz Cristina Pinto.
QUEM SÃO OS BTS?

Grupo sul-coreano formado 13 de junho de 2013 conhecido mundialmente por suas músicas envolventes, mensagens sociais e performances marcantes.
Sete membros | RM, Jin, SUGA, j-hope, Jimin, V e Jungkook — conquistaram prémios internacionais, quebraram recordes e tornaram-se ícones da juventude moderna.
Temas abordados | Amor-próprio, saúde mental, juventude, e pressão social.
Impacto global | Com músicas como “Dynamite”, “Butter” e “Fake Love”, o BTS não só lidera paradas mundiais, como também promove campanhas com a UNICEF e combate o preconceito, a xenofobia e o bullying. Apesar de enfrentarem discriminação, o grupo provou seu talento com autenticidade, arte e dedicação.
Atualmente (2025) | Os membros estão a cumprir (falta o Suga terminar) o serviço militar obrigatório, com retorno completo previsto ainda este ano. Enquanto isso, seguem com carreiras solo de sucesso.
Sucesso mundial | Os BTS passaram de um grupo subestimado a um dos maiores nomes da música mundial. Com letras profundas, que conquistou milhões de fãs com temas sobre juventude, saúde mental e autoestima. Dynamite” ou “My Universe”, este último lançado em parceria com a banda Coldplay, são exemplos dos seus maiores êxitos. Os fãs da banda, conhecidos como ARMY, são os principais responsáveis pela sua fama global. Para além da música, os membros dos BTS são reconhecidos pelo seu impacto cultural e social, nomeadamente através de campanhas com a ONU e de mensagens de sensibilização para a saúde mental.
BTS | música, mensagem e superação
O REGRESSO DOS BTS

Os fãs da banda sul-coreana BTS têm finalmente motivos para celebrar, conforme noticiou o JN: quatro membros do grupo — Kim Namjoon (RM), Kim Taehyung (V), Jimin e Jungkook — foram dispensados esta semana do serviço militar obrigatório em Seul, juntando-se a Jin e J-Hope, que terminaram a sua prestação no ano passado. Agora, apenas Suga continua a cumprir o dever militar, com conclusão prevista para o próximo dia 21.
Para receber os cantores de K-pop, fãs de todo o Mundo viajaram até à Coreia do Sul.
Recorde-se que a banda anunciou uma pausa na carreira em 2022 para cumprir a lei sul-coreana que obriga todos os homens entre os 18 e os 28 anos a realizar dois anos de serviço militar obrigatório. Esta medida tem como objetivo garantir a defesa do país face à ameaça da Coreia do Norte, que possui armas nucleares.
Texto e Fotos | VÍTOR LIMA/OCidadão

Repórter