A Câmara Municipal do Porto adjudicou a reabilitação de um edifício no centro histórico da cidade por 2.699.190,82 euros, com vista à instalação da futura sede do Balleteatro, companhia e escola de formação em artes performativas que se encontra no Coliseu desde 2015.
A empreitada foi atribuída à empresa Atlântinivel – Engenharia e Construção, com sede em Valongo, na sequência do concurso público lançado em abril e publicado em Diário da República a 14 desse mês. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da empresa municipal Go Porto a 23 de maio.
O edifício em causa pertenceu à União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e tem entradas pela rua Nova da Alfândega e pela rua de São Francisco, junto à margem do rio Douro. Encontra-se inserido numa zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.
O prazo da obra é de 420 dias, com início previsto para meados de setembro de 2025, informou a Go Porto à agência Lusa.
A nova sede permitirá ao Balleteatro sair do regime de coabitação no Coliseu e passar a ter uma estrutura própria, permanente e adaptada às suas necessidades. “Com a ‘nova casa’, o Balleteatro será dotado de uma sede própria e permanente, de uma ampliação das suas valências na área da formação em dança e teatro, para crianças e adultos, fomentando a democratização das artes. Passará, ainda, a contar com seis salas de aula (práticas e teóricas), espaço de convívio, bar, instalações sanitárias, zonas de direção, técnicas e de apoio”, lê-se na página oficial da Go Porto.
A mudança esteve inicialmente prevista para 2020, mas foi sucessivamente adiada devido à necessidade de intervenção no edifício adquirido pela autarquia. Em outubro de 2024, um concurso público com valor base de 2,18 milhões de euros foi lançado, mas não recebeu propostas válidas, o que motivou um novo procedimento no ano seguinte.
Com esta intervenção, o município garante condições permanentes para a instalação e crescimento de uma estrutura artística com forte impacto formativo e cultural, estabelecendo-a no coração da cidade, numa zona de grande relevância histórica e patrimonial.
OC/RPC/LUSA
