A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia para o desenvolvimento de projetos de novas residências de estudantes em Marvila. O objetivo é aumentar a oferta de habitação para estudantes na cidade.
Os dois projetos, de iniciativa municipal, envolvem a construção de uma residência na Avenida do Santo Condestável, com 370 camas, e outra na Rua Ferreira Dias/Avenida República da Bulgária, com 254 camas. No total, serão disponibilizadas 624 novas camas.
Atualmente, Lisboa acolhe cerca de 50 mil estudantes deslocados, representando cerca de 40% do total de alunos nas universidades da cidade. A Câmara Municipal de Lisboa, presidida por Carlos Moedas, sublinha que a falta de habitação acessível para estudantes é uma prioridade do executivo.
Este projeto junta-se às 3.539 camas já licenciadas desde o início do mandato, em iniciativas tanto públicas como privadas. A autarquia pretende continuar a colaborar com vários setores para garantir maior igualdade de oportunidades aos estudantes deslocados, ajudando a mitigar a crise habitacional que afeta este grupo.
Edição: Rui Paulo Costa