A Biblioteca Municipal de Lamego acolhe, desde esta quarta-feira, o projeto “Estante Ucraniana“, um espaço que envolve a distribuição de livros ucranianos, com o objetivo de preservar e promover a cultura e a literatura ucranianas em Portugal. A “Estante Ucraniana” é um projeto internacional, realizado sob o patrocínio da Primeira-Dama da Ucrânia, Olena Zelenska.

A inauguração do novo espaço contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Catarina Ribeiro, e da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko. “Foi com interesse que nos associamos a esta iniciativa muito enriquecedora que vai favorecer a ligação e reforçar os laços entre os dois países. A Estante Literária permitirá uma viagem cultural por uma nação que, infelizmente, está a sofrer uma agressão brutal“, fundamentou Catarina Ribeiro.
Alina Ponomarenko explicou, por outro lado, que este projeto é um caminho possível para os ucranianos regressarem, em pensamento, à pátria-mãe, agradecendo ainda a amizade e o apoio incondicional que receberam até hoje do povo português.
OC/MP
Jornalista free-lancer






