A Associação Natureza Portugal (ANP), em parceria com a World Wide Fund for Nature Internacional (WWF), divulgou esta terça-feira, um relatório que identifica o Rio Vascão, na bacia do Guadiana, como um dos projetos de restauro de rios mais promissores da Europa. O relatório, intitulado “Rivers2Restore”, apela a ações imediatas para restaurar os rios europeus, contribuindo para os objetivos de recuperação da natureza estabelecidos pela União Europeia.
O restauro do Rio Vascão que inclui a remoção de 17 barreiras fluviais, visa melhorar a sua conectividade e a desta maneira, combater a seca e beneficiar a biodiversidade. “A bacia do Guadiana é uma das mais áridas da Europa e alberga várias espécies ameaçadas. Rios saudáveis são essenciais para prevenir secas, apoiar a biodiversidade e garantir água de qualidade,” afirmou Maria João Costa, Coordenadora de Água da ANP|WWF.
Este projeto, que contribui com 0,24% para a meta de restaurar 25.000 km de rios naturais na Europa até 2030, pode elevar o estado ecológico do Vascão a “excelente”, promovendo o desenvolvimento de espécies em declínio, como os peixes da região. A ANP|WWF exorta os governos da UE a integrarem projetos como o “Rivers2Restore”! nos seus planos de restauro nacionais, facilitando o licenciamento e financiamento.
Edição: Rui Paulo Costa
