A WWF divulgou o estudo Great Food Puzzle, que analisa os sistemas alimentares de mais de 100 países, destacando a necessidade de soluções locais para tornar a produção e consumo de alimentos mais sustentáveis.
A ANP|WWF identificou 10 medidas prioritárias para Portugal, com foco no restauro da biodiversidade, apoio aos pequenos produtores e transparência na cadeia alimentar.
Ângela Morgado, Diretora-Executiva da ANP|WWF, sublinha a urgência de transformar o sistema alimentar nacional, apelando ao governo para priorizar estas medidas no Orçamento de Estado de 2025. A proposta inclui o reforço da ciência, investigação, e a recolha de dados sobre os impactos ambientais dos sistemas alimentares e hábitos de consumo.
Entre as medidas sugeridas para Portugal estão ainda o incentivo a soluções baseadas na natureza e a inclusão de critérios de sustentabilidade nas compras públicas.
O relatório salienta que, embora a União Europeia tenha feito progressos, a responsabilidade pela implementação de estratégias alimentares coerentes recai sobre os governos nacionais e locais.
O documento da ANP|WWF será entregue às entidades responsáveis, destacando a importância de um compromisso político urgente.
Edição: Rui Paulo Costa