Dezanove restaurantes do concelho de Arraiolos têm as portas abertas para receber, até dia 20 de abril, todos os apreciadores de borrego que pretendem degustar sabores tradicionais da gastronomia com esta carne e outros produtos regionais.
Ensopado de borrego, assado de borrego, costeletas de borrego confecionadas de diversas formas, borrego à hortelão com migas de tomate, febrinhas de borrego de jardineira, são algumas das tentações que podem ser saboreadas no decorrer destas duas semanas nos restaurantes desta bela vila alentejana.

A iniciativa é promovida pela autarquia e pretende proporcionar aos visitantes que gostam de boa gastronomia o melhor da cozinha alentejana com produtos arraiolenses.
Estas Semanas Gastronómicas do Borrego representam a uma oportunidade especial de promoção e partilha de um produto de excelência da região, com fortes marcas na identidade da gastronomia local.
Em Arraiolos, um município que se destaca pela sua história, património, gastronomia e vinhos, os pratos de borrego, assim como os de porco e de vitela, as sopas alentejanas, as açordas e as migas realçam a diversidade da gastronomia ligada ao mundo rural, com toda a sua importância cultural e identitária, que representa um contributo para desenvolver a região e potencializar as capacidades na área do turismo.

Esta vila portuguesa de Évora convida, entretanto, para outras celebrações da gastronomia local: “Semanas da Vitela” (de 23 de Maio a 10 de Junho), “Semanas das Sopas Alentejanas” (25 de Julho a 9 de Agosto), 16ª Mostra Gastronómica, bem como Feira do Tapete de Arraiolos e 8ºFestival da Empada (de 30 de Outubro a 8 de Novembro), são as próximas iniciativas gastronómicas a realizar na vila dos lindos tapetes artesanais.
A carne de borrego é rica em vitaminas e proteínas

Num artigo publicado na página da Deco, esclarece-se que o borrego é o nome dado ao adolescente de ovino com cerca de 12 meses. Quando o abate é feito ao animal com mais de um ano, fala-se em carne de carneiro, que é menos apreciada por causa do odor e do sabor mais acentuados. Existe, também, o borrego de leite, ou anho, que, com cerca de um mês, pesa cerca de cinco ou seis quilos, nunca ingeriu comida sólida e só se alimentou de leite materno. É uma carne que apenas se encontra à venda durante a Páscoa.
A carne de borrego tem uma coloração vermelho-viva, é de consistência firme, resistente, sem entremeada e de cheiro aromático. A gordura interna é branca e firme.
Tanto a carne de borrego como a de cabrito são boas opções para fornecer vitaminas, proteínas e gordura. O peito de cabrito tem um valor calórico e um teor de gordura semelhantes aos do coelho. O borrego assemelha-se mais ao pato sem pele.
