18.8 C
Porto
21.7 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Projeto baiano Antônios em exposição pela primeira vez em Portugal

Uma exposição que celebra a devoção a Santo António e a arte brasileira ganha projeção internacional no Porto. Estará patente ao público na Galeria Geraldes Silva, na Rua de Santo Ildefonso, 225, a partir de 26 de Maio.

As mais lidas

O projeto ANTÔNIOS está prestes a marcar um novo capítulo da sua história com uma programação especial na 9ª edição.

Este ano, a mostra será realizada em duas localidades distintas: Salvador, no Brasil, e Porto, em Portugal. A exposição, que presta homenagem ao santo casamenteiro, será apresentada entre maio e julho, respectivamente.

A abertura oficial da mostra no Porto está agendada para o próximo dia 25 de maio, com visita aberta ao público entre os dias 26 de maio e 13 de junho, na Galeria Atelier Geraldes da Silva. 

O ANTÔNIOS tem como missão honrar e dar voz à devoção local, o que levou à criação deste projeto que se tornou uma tradição para o bairro e para a cidade. Além dos artistas baianos que exibirão suas obras em Portugal, artistas portugueses também marcarão presença  no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, promovendo um intercâmbio cultural entre os dois países.

Na sua 9ª edição, ANTÔNIOS apresentará uma variedade de ações, com foco na devoção e imagem de Santo António. Os artistas terão liberdade para expressar a sua admiração pelo santo, seguindo a linha tradicional, assim como a contemporânea, proporcionando uma diversidade de perspectivas e estilos.
Em Salvador, a mostra coletiva ocupará três salas do Atelier:
 Sala Frans Krajcberg:  fotografias.
 Sala Tati Moreno: obras plásticas.
 Sala Ariano Suassuna e Jardim Frida Kahlo: Apresentará intervenções diversas.

Uma novidade para esta edição é o desafio lançado aos colaboradores: a criação de um andor para António. Treze artistas plásticos receberão um andor em madeira para construir e finalizar de acordo com a sua visão artística, utilizando técnicas e elementos que lhes são familiares.

Embora os icónicos andores brasileiros não estejam presentes na versão portuguesa do projeto, devido a questões logísticas, a exposição apresentará uma seleção diversificada de fotografias, telas e caixinhas com elementos em 3D, promovendo reflexões sobre a devoção e a arte, e contará também, com uma instalação, especialmente criada pela artista plástica Ana Uzêda para a versão de Portugal.

Desde sua concepção, o M.E. Ateliê da Fotografia tem procurado avançar na divulgação da arte brasileira, e o convite para apresentar o projeto ANTÔNIOS no Porto é uma oportunidade única de projetar os artistas brasileiros no exterior.

Mario Edson, fotógrafo e curador cujas obras serão expostas em Portugal e no Brasil, destaca a importância do projeto: “Ao compartilhar a devoção a Santo António em um contexto artístico, estamos honrando nossa história e tradição. Esta será a primeira vez que levaremos o projeto ANTÔNIOS para além das fronteiras brasileiras, e estamos extremamente felizes e honrados por essa oportunidade especial”.

Antonios da Bahia para o Mundo

Entre os artistas participantes, destacam-se Ana Uzeda, Arthur Fraga, Bernardo Tochilovsky, Daniel Luz, Edna Caldas, Jô Nascimento, Léo Furtado, Lucas Rodrigues, Luzimar Azevedo, Margarita Arize, Mário Edson, Pablo Araújo, Reinaldo Giarola, Rita Pinheiro, Teka Portela, Filomena Parra, Vanderlei Oliveira e Zezé Origamis.

Inauguração no Porto:
25 de maio 2024 às 19:30
Galeria Geraldes Silva
Rua Santo Ildefonso, 225 
Visitas de 26 de maio a 13 de junho 2024

A realização desta mostra só foi possível graças à parceria com a produtora e curadora Cristina Bernardini e a Associação Cultural Atlas Violeta em Portugal, sinalizando um intercâmbio cultural que se fortalecerá em futuros projetos e da SOLE Produções em Salvador.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img