14.1 C
Porto
14.8 C
Lisboa
15.9 C
Faro
Terça-feira, Novembro 4, 2025

“Amizades Marcantes” – Novo livro de Joaquim Jorge vai ser lançado no dia 7 de novembro

Joaquim Jorge, fundador do "Clube dos Pensadores" vai lançar já no dia 7 de novembro um novo livro sobre amizades - "Amizades Marcantes". Terá lugar no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, em Vila Nova de Gaia, a partir das 21:30. Joana Petiz, Diretora Editorial da Sapo e Adriana Cardoso, comentadora da SIC, estarão ao lado do autor na apresentarão a sua nova obra. "Amizades Marcantes" tem a chancela da "5 Livros".

Mais artigos

Joaquim Jorge e o seu novo livo, “Amizades Marcantes”, editado pela “5 Livros”. Direitos Reservados

Com este livro, Joaquim Jorge termina a duologia Amizade, que é composta pela obra Amizade com conhecidos e menos conhecidos, anteriormente apresentada, em que falo de Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro, entre outros, que se complementa com esta nova obra Amizades marcantes que conta uma história de outros amigos(as).
Existem em conjunto como um único trabalho, mas também podendo ser apreciadas individualmente.

“Amigos marcantessão aqueles que deixam uma marca significativa na nossa vida, seja através de momentos inesquecíveis, conselhos valiosos ou simplesmente por serem uma presença constante e positiva. São amizades que nos inspiram, nos apoiam e nos fazem crescer. Criam memórias.”, refere o autor.

Consta do livro a relação de Joaquim Jorge com amigos e amigas, que marcaram a sua vida e alguns pela sua presença no Clube dos Pensadores.
Neste livro, pessoas que “ao longo da minha vida me tocaram por os seus gestos, por momentos vividos e pela empatia criada estão mencionados e referenciados.”, explica Joaquim Jorge.

Alberto João Jardim no Clube dos Pensadores. Direitos Reservados

Apresentamos alguns extratos do livro. Começamos pelo que Joaquim Jorge escreve sobre Alberto João Jardim:

“Quando comecei o debate fez uma coisa que me tocou profundamente, foi o único convidado e já tive mais de cem, antes de tomar a palavra elogiou-me veementemente e pediu uma salva de palmas para mim. Contudo, num ápice, pôs-se de pé e toda a gente na sala bateu-me palmas de pé.
Emocionante! Fiquei arrepiado pela emoção e vieram-me as lágrimas aos olhos pelo momento.
Para além disso, convidou-me a mim e à minha mulher para passar um fim-de-semana na Quinta da Vigia.
Se não fosse a lei da limitação de mandatos, ainda hoje Alberto João Jardim seria presidente regional da Madeira
O Alberto João Jardim foi o melhor governante da Madeira em todos os aspectos.”

Com Pedro Santana Lopes. Direitos Reservados

Extracto do livro em que fala do seu amigo Pedro Santana Lopes:

“Pedro Santana Lopes foi responsável pela primeira grande enchente no clube, e para mim, o mais importante, ter confiado na minha pessoa, depois de ter sido demitido de primeiro-ministro, reaparecido publicamente. O Pedro não me conhecia de lado nenhum. Isso passou-se em 2007. Com isso o Clube teve um boom de notoriedade. Recordo-me do frenesim da imprensa à volta dele e o Pedro com classe dizer que só falaria no fim e convidou os jornalistas a assistir ao debate. No jantar privado tentaram fazer um directo e ele recusou. Nesse dia a entrada do hotel chamou imenso à atenção dos transeuntes com muitos carros da imprensa e uma carrinha com uma enorme parabólica para fazer um directo.
Mais tarde apresentou-me o livro Clube dos Pensadores, em que estiveram figuras de várias correntes políticas e o seu amigo de sempre Rui Gomes da Silva.”

Paula Teixeira da Cruz, uma “amiga marcante”. Direitos Reservados

Sobre a sua amiga Paula Teixeira da Cruz:

“Gosto muito da Paula Teixeira da Cruz, uma mulher com classe e com berço. Quem não a conhece pensa que é uma snobe e armante. Nada disso. Em conversas pessoais comigo nunca se referiu ao que tem ou ao que é, a não ser se a conversa se proporcionasse, falando da sua casa de campo, ou da casa dos filhos, ou de férias.
Uma mulher com uma personalidade muito forte, muito combativa, com experiência na área judicial, sendo advogada de profissão.
Para mim é um exemplo de alguém que esteve na política e serviu a política e nunca se serviu da política. Sempre soube separar as águas de uma forma nítida e transparente.
É uma excepcional advogada que não precisa da política para nada, todavia foi dos melhores ministros(as) da Justiça de governos em Portugal.”

Ao amigo Luís Filipe Menezes:

“Para Menezes o Clube ter um debate com êxito e difundido na televisão era um êxito para Gaia e falar-se da sua cidade. Inteligente! A partilha só acontece com gente arguta e hábil.
Apercebi-me ao longo das nossas conversas e presenças no Clube que Menezes é muito boa pessoa e não tem pejo em delegar e confiar em pessoas. Mas por vezes, isso é contraproducente.
Actualmente vive em Gaia e está casado com a Ana Caetano Menezes que é uma companhia para ele muito boa. Dá-lhe estabilidade, carinho, amor e fá-lo feliz. O Afonso, seu filho foi a cereja no topo do bolo desta relação.
Ana Caetano Menezes é uma mulher de armas e não se deixa enganar, o que tem a dizer diz. Gosto disso. Sempre em defesa do marido.
Menezes com a Ana está sereno e em forma. Gosto da Ana, alegre, divertida e senhora do seu nariz. Fez com que Menezes parecesse mais novo e deu-lhe um novo impulso.”

Luís Filipe Menezes e a esposa, Ana Caetano, protagonistas “marcantes” nesta nova obra. Direitos Reservados

Outros amigos marcantes

Para além destes amigos, fala de António Tavares Provedor da SCMP, “que conheci pessoalmente num célebre debate com Miguel Relvas. Ana Cavalieri comentadora SIC, fiquei amigo aquando da sua vinda ao Clube. Diogo Agostinho do  ECO que conheci do mundo dos blogues. Valdemar Ribeiro um senhor da cidadania. José Peralta pediatra do meu filho. Álvaro Vilar Machado, meu médico/dentista. Manuel Pena, amigo de longa data. Os amigos de Afife representados por José Pedrulho e Rui Parente. Abel Guedes um indefectível do Clube. Abílio Guimarães jogou comigo à bola. António Cunha um amigo falador. João Barroso meu médico das lesões. Bruna mulher do meu filho e a filha que não tive. Eduarda Antero amiga de vida. Eduardo Macedo e Paulo Macedo amigos das caminhadas. Filipe Melo um amigo sempre presente nos debates. João Santos o amigo bem vestido. Joaquim Machado andou comigo ao colo. Lídia Viterbo uma amiga que posso contar. Maria José Fabião uma amiga improvável. Mário S. Mamede que cuidava do TR6. Mário Jaime um amigo indecifrável, mas amigo. Pedro Miguel meu filho. Sónia minha colega.”

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img