O seminário “Inspira-te!” foi organizado pelo Município de Albufeira, no âmbito do “Projeto SER”, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves (CFAE). O objetivo foi debater a necessidade de uma melhor gestão emocional dentro do ambiente escolar.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destacou a importância da inteligência emocional na educação: “Uma estratégia emergente na educação emocional não passa por criar uma nova disciplina, mas antes mesclar lições sobre sentimentos e relações interpessoais com outros tópicos já ensinados. Esta ‘alfabetização emocional disfarçada’ pode ser um bom começo para ajudar os alunos a terem uma melhor autoconsciência e regulação emocional que lhes permita gerir melhor a ansiedade, o stress ou a pressão dada pela carga académica, pela pressão nas redes sociais e pelas relações interpessoais.”
A vereadora da Educação, Cláudia Guedelha, reforçou a necessidade de integrar a educação emocional no ensino: “A inclusão da educação emocional é determinante na construção de uma vida plena. O desafio é ensinar empatia na escola, construir um clima acolhedor e empático, numa ética relacional focada no respeito e na escuta, ou seja, um lugar de inclusão.”
O evento contou com a participação de diversos especialistas, como Teresa Andrade, doutorada em Psicologia Clínica, David Sousa, especialista em Inteligência Emocional, Manuela Queirós, doutorada em Inteligência Emocional, e Mikaela Övén, especialista em Desenvolvimento de Competências. Também marcaram presença Daniela Marto, autora de livros infantis sobre mindfulness, e Sabino Soares, criador do Programa Bkind.
Durante o seminário, foram apresentados estudos de caso e investigações sobre a inteligência emocional e a parentalidade consciente. O encontro abordou a forma como a família e a escola podem contribuir para o bem-estar emocional dos alunos. No final, os participantes destacaram a importância de aplicar os conceitos aprendidos no dia a dia da comunidade escolar.
