10.9 C
Porto
16.7 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Terça-feira, Setembro 16, 2025

Exposição “Acord’ARTE 4.0” celebra a inclusão em São Brás de Alportel

A nova edição da exposição “Acord’ARTE 4.0 – A Natureza da Inclusão” está patente até 30 de setembro no átrio do Cineteatro Jaime Pinto, em São Brás de Alportel, dando visibilidade ao trabalho do Espaço Inclusão, projeto que acaba de receber um novo impulso com a aprovação da candidatura CLDS 5G.

Mais artigos

A inclusão e a criatividade estão em destaque em São Brás de Alportel com a quarta edição da exposição “Acord’ARTE”, este ano sob o tema “A Natureza da Inclusão”. A mostra resulta do trabalho artístico desenvolvido ao longo do último ano no Espaço Inclusão, dinamizado em parceria pelo Município e pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

Aberta desde 5 de setembro, no átrio do Cineteatro Jaime Pinto, a exposição reúne expressões artísticas inspiradas em diferentes experiências vividas pelos participantes, incluindo uma visita ao Zoo de Lagos. Segundo a responsável pela turma, Célia Ramos, trata-se de um projeto construído “com a participação de todos e para todos”, que proporciona encontros semanais de partilha e criação artística a jovens com diferentes limitações.

O tema escolhido para esta edição, “A Natureza da Inclusão”, pretende sublinhar que, assim como a natureza floresce na diversidade, também a comunidade se enriquece ao valorizar cada singularidade.

A exposição nasceu em 2021, após uma experiência de férias inclusivas que motivou a criação do Espaço Inclusão, hoje dinamizado semanalmente com atividades lúdicas e artísticas. Desde então, o projeto tem crescido, afirmando-se como uma referência na promoção da inclusão, da criatividade e da convivência comunitária.

A inauguração da mostra ficou também marcada pelo anúncio da aprovação da candidatura ao programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 5.ª Geração (CLDS 5G). O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Júlio Pereira, explicou que o apoio incidirá sobre os Eixos 1 (Emprego, formação e qualificação) e 4 (Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e em cenários de exceção), permitindo dar continuidade e alargar o trabalho do Espaço Inclusão.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, sublinhou que a aprovação da candidatura “chega em boa hora”, reforçando as experiências já em curso e possibilitando novas respostas para os utentes.

O CLDS 5G, integrado na estratégia PESSOAS 2030, no âmbito do Portugal 2030, é um programa nacional que visa reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza, através de uma intervenção de proximidade em articulação com parceiros locais.

A exposição “Acord’ARTE 4.0” pode ser visitada até 30 de setembro, convidando a comunidade e visitantes a conhecer as expressões artísticas que florescem deste espaço de encontro e partilha.

Fotos | CMSBA direitos reservados

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img