A inclusão e a criatividade estão em destaque em São Brás de Alportel com a quarta edição da exposição “Acord’ARTE”, este ano sob o tema “A Natureza da Inclusão”. A mostra resulta do trabalho artístico desenvolvido ao longo do último ano no Espaço Inclusão, dinamizado em parceria pelo Município e pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.
Aberta desde 5 de setembro, no átrio do Cineteatro Jaime Pinto, a exposição reúne expressões artísticas inspiradas em diferentes experiências vividas pelos participantes, incluindo uma visita ao Zoo de Lagos. Segundo a responsável pela turma, Célia Ramos, trata-se de um projeto construído “com a participação de todos e para todos”, que proporciona encontros semanais de partilha e criação artística a jovens com diferentes limitações.
O tema escolhido para esta edição, “A Natureza da Inclusão”, pretende sublinhar que, assim como a natureza floresce na diversidade, também a comunidade se enriquece ao valorizar cada singularidade.
A exposição nasceu em 2021, após uma experiência de férias inclusivas que motivou a criação do Espaço Inclusão, hoje dinamizado semanalmente com atividades lúdicas e artísticas. Desde então, o projeto tem crescido, afirmando-se como uma referência na promoção da inclusão, da criatividade e da convivência comunitária.
A inauguração da mostra ficou também marcada pelo anúncio da aprovação da candidatura ao programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 5.ª Geração (CLDS 5G). O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Júlio Pereira, explicou que o apoio incidirá sobre os Eixos 1 (Emprego, formação e qualificação) e 4 (Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e em cenários de exceção), permitindo dar continuidade e alargar o trabalho do Espaço Inclusão.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, sublinhou que a aprovação da candidatura “chega em boa hora”, reforçando as experiências já em curso e possibilitando novas respostas para os utentes.
O CLDS 5G, integrado na estratégia PESSOAS 2030, no âmbito do Portugal 2030, é um programa nacional que visa reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza, através de uma intervenção de proximidade em articulação com parceiros locais.
A exposição “Acord’ARTE 4.0” pode ser visitada até 30 de setembro, convidando a comunidade e visitantes a conhecer as expressões artísticas que florescem deste espaço de encontro e partilha.
Fotos | CMSBA direitos reservados
OC/RPC
