15.3 C
Porto
17.2 C
Lisboa
17.9 C
Faro
Quarta-feira, Março 26, 2025

Zelensky está a trabalhar com parceiros europeus para alcançar “paz justa e segura”

O Reino Unido e a França irão trabalhar com a Ucrânia numa proposta para acabar com a guerra, incluindo as garantias de segurança exigidas por Kiev, e apresentá-la aos EUA com vista a negociar com os russos a partir de uma posição comum

As mais lidas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje, no final da cimeira em Londres, que Kiev está a trabalhar com os parceiros europeus para criar “uma base sólida” e avançar com os Estados Unidos para alcançar “paz justa e segura”.
Nós, na Europa, estamos a trabalhar em conjunto para criar uma base sólida para a cooperação com os Estados Unidos no sentido de uma paz justa e segura”, escreveu Zelensky nas redes sociais no final da cimeira convocada pelo primeiro-ministro britânico Keir Starmer.
Contrariamente à sua prática habitual, o presidente ucraniano não fez quaisquer declarações aos meios de comunicação social durante o evento.
Na mensagem nas redes sociais, Zelensky explicou que a Ucrânia está a discutir com os seus parceiros representados em Londres na cimeira, a criação de “garantias de segurança e condições para uma paz justa para a Ucrânia”.
Zelensky foi acolhido pelos líderes presentes na cimeira depois de ter sido forçado a abandonar a Casa Branca na sexta-feira devido a uma discussão com o presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu vice-presidente, JD Vance.
Uma das questões que irritou Trump e Vance foi a insistência de Zelensky na necessidade de – antes de ser declarado um cessar-fogo com a Rússia – serem clarificadas as garantias de segurança que a Ucrânia receberá para que qualquer acordo de paz seja respeitado.
De acordo com o primeiro-ministro britânico, o Reino Unido e a França irão trabalhar com a Ucrânia numa proposta para acabar com a guerra, incluindo as garantias de segurança exigidas por Kiev, e apresentá-la aos EUA com vista a negociar com os russos a partir de uma posição comum.
No final da cimeira, Zelensky foi recebido pelo rei Carlos III de Inglaterra na residência privada real de Sandringham.

OC/LUSA/MP

Foto | Javad Parsa/Lusa

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img