A artista plástica japonesa, intransigentemente vanguardista, Yayoi Kusama, tem 160 trabalhos expostos na Fundação Serralves, no Porto.
Estas obras vão desde pinturas, desenho e esculturas feitos na adolescência, durante a 2ª Guerra Mundial, até aos trabalhos imersivos mais recentes.
Yayoi Kusama nasceu em Matsumoto, no Japão, a 22 de Março de 1929; além de artista plástica é também escritora e considerada uma das mais originais e importantes artistas plásticas japonesas. O seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas.
A exposição foi concebida e organizada pelo M+, de Hong Kong, em colaboração com a Fundação de Serralves e o Museu Guggenheim de Bilbau, tem curadoria de Doryun Chong e Mika Yoshitake, com a colaboração de Isabella Tam.
A sua apresentação em Serralves contou com o acompanhamento e apoio da curadora Filipa Loureiro.
O Cidadão visitou a exposição e aqui ficam as fotografias de algumas obras da multifacetada artista que conjuga exemplarmente surrealismo, minimalismo e modernismo.
Repórter Fotográfico