Depois de três edições com notório crescimento no número de atletas e de público, o Triatlo de São Martinho do Porto prepara já a sua 4ª edição (20 e 21 de setembro) que será a primeira em Portugal com a certificação “Closing Gender Gap“.
Esta acreditação é atribuída pelos projetos internacionais SheRaces (www.sheraces.com) e FundHerTri UK (www.fundhertriuk.org), que promovem a igualdade no desporto e incentivam organizações a criar condições justas e acolhedoras para todas as atletas.
Com esta certificação, o Triatlo de São Martinho do Porto compromete-se a aumentar a participação feminina no evento, garantir regras, premiações e condições igualitárias para atletas de todos os géneros e promover um triatlo mais inclusivo e acessível, beneficiando homens e mulheres.
O lançamento da 4ª edição realizou-se numa conferência de imprensa, no Dia Internacional da Mulher. Em representação do Município de Alcobaça, César Salazar afirmou ser o grande objetivo da autarquia realizar uma prova desportiva em São Martinho do Porto que “orgulhasse todos os alcobacenses e que une todos os parceiros envolvidos.”
Para a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto “este evento é a afirmação da freguesia como destino ideal para acolher provas desportivas de grande dimensão“, destacou a tesoureira Conceição Pinto.
Cidália Branco, presidente do Clube de Natação de Alcobaça considera o Triatlo de São Martinho do Porto como “uma grande homenagem a todas as mulheres que tiveram de conquistar, com o seu suor e muito sacrifício, o seu lugar no pódio da vida. O passo seguinte será trazer o Campeonato da Europa para São Martinho do Porto.”
O Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, relembrou “a meia dúzia de mulheres que participaram na minha primeira prova de triatlo, em 1991. Hoje em dia, entre 30% a 40% dos atletas da Federação são mulheres. Estamos a promover a igualdade entre homens e mulheres a nível dos prémios. Apostar neste tipo de eventos é promover a saúde entre a comunidade mas também estimular a economia das localidades que acolhem estas provas.”
Em 2024, o Triatlo de São Martinho do Porto conseguiu 1500 atletas inscritos, uma marca que a organização espera superar este ano. Para Ricardo Santos, responsável pela secção de triatlo do CNAL, “todas as organizações ganham com a presença das mulheres. São pessoas muito resilientes e corajosas. A parceria que temos este ano com a fundação britânica “FundHerTri UK” tem como principal objetivo estimular a participação de mulheres, garantindo todas as condições necessárias.”
Bianca Fernandez Vasquez, fundadora da “FundHerTri UK”, sublinhou ” que o custo da participação em eventos de triatlo no Reino Unido tem vindo a elevar bastante. A nossa organização sem fins lucrativos apoia já 371 mulheres nas ilhas britânicas e é um orgulho muito grande ter o Triatlo de São Martinho do Porto como o nosso primeiro parceiro internacional.”
Além da certificação “Closing Gender Gap”, a edição de 2025 terá como principal novidade a introdução da Prova Jovem – Triatletas dos 7 aos 15 anos – no seguimento da criação da Escola de Triatlo, no final de 2024.
A edição deste ano do Triatlo de São Martinho do Porto será alargada também à freguesia de Alfeizerão.
OC/MP
Foto | CM Alcobaça
