O Clube da Petanca de Rebordosa, em Paredes, acolheu no passado domingo o Torneio de Encerramento da Associação de Petanca da Zona Norte (APZN) para a época de 2024. A prova, arbitrada por Nelson Gonçalves, contou com a presença de 72 atletas divididos em 24 equipas de nove clubes da região. Entre os participantes, três eram mulheres.
As equipas do Clube Caçadores de Rebordosa e do Clube Petanca de Estorãos Associação Cultural sagraram-se campeãs nas competições principal e de consolação, respetivamente. A equipa de Rebordosa foi constituída por Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo, e a de Estorãos por José Silva, Albino Nogueira e Carlos Nogueira.
A temporada, que decorreu ao longo de mais de oito meses, incluiu um total de 38 competições regionais, nacionais, internacionais e abertas, nas quais participaram 169 jogadores, entre eles oito mulheres. O Clube Amigos da Petanca, com 28 atletas inscritos, foi o clube com maior participação, seguido pelo Clube de Petanca das Taipas com 27 e pelo Centro Recreativo e Cultural de Briteiros com 25. Entre os restantes clubes, destacam-se o Clube Caçadores de Rebordosa, com 22 atletas, e o Clube Petanca de Estorãos Associação Cultural, com 19.
No panorama nacional, o Clube Caçadores de Rebordosa também se destacou ao conquistar a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional de Tiro de Precisão, através dos atletas Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo.
Com o encerramento oficial da época, terão lugar, nos próximos sábados, três torneios abertos: o primeiro em Novais, Vila Nova de Famalicão; o segundo em Briteiros, Guimarães; e o último em Estorãos, Fafe. Estes eventos encerram o calendário de competições de 2024, promovendo a prática da petanca em ambiente competitivo.
OC/RPC