A barragem do Carril, em Tomar, foi o cenário escolhido para a realização do Campeonato Nacional de Ski Náutico, nas disciplinas de Slalom e Figuras, que decorreu nos dias 5 e 6 de julho. A prova decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica, com o apoio da Câmara Municipal de Tomar.
Num fim de semana marcado por boas condições de água, os atletas portugueses competiram no mesmo palco onde, recentemente, se realizou o Portugal Pro Waterski, evento internacional que trouxe ao país as principais referências da modalidade. A motivação dos participantes foi visível desde as rondas de qualificação, culminando nas finais que determinaram os campeões nacionais.
Na categoria masculina Open de Slalom, a final foi decidida por margem mínima. João Simplício, do Ski Clube da Quinta Grande, e Camilo Alves, do Ski Clube do Alentejo, destacaram-se nas primeiras fases, mas o título acabou por ser conquistado por Francisco Simões, também do Ski Clube da Quinta Grande, com apenas 14 anos.“É uma sensação incrível levar o título nacional de open, ainda mais porque o meu escalão é de sub-17 e competi com adversários mais velhos. Daqui a duas semanas vou participar no Campeonato da Europa de sub-17 e este resultado é uma boa motivação para continuar a treinar.”, afirmou o jovem.

Em destaque esteve também Afonso Morna, da The Water Ski Academy, ao conquistar dois títulos nacionais: Figuras e Slalom +45.

Na vertente feminina, o título de Slalom foi para Mariana Albuquerque, do Ski Clube da Quinta Grande. “Estou muito feliz com o título e com vontade de fazer mais e melhor ski. A barragem do Carril foi uma ótima surpresa, não só pelo potencial que tem, como pela envolvência natural.”, disse.

No final do evento, Vasco Trindade, da Secção de Ski & Wake da Federação Portuguesa de Motonáutica, fez um balanço da competição. “O balanço é claramente positivo. Vivemos um dia com boas prestações e atletas motivados. A barragem do Carril é um cenário ideal e mesmo num dia ventoso tudo correu bem.”, concluiu o dirigente.
Com a atribuição dos títulos nacionais, a barragem do Carril reforça a sua importância no calendário do ski náutico em Portugal, sendo já considerada uma referência nacional para a prática e promoção da modalidade.
OC/RPC
