9.8 C
Porto
18.5 C
Lisboa
19.9 C
Faro
Sexta-feira, Setembro 26, 2025

Títulos nacionais de ski náutico atribuídos na barragem do Carril

Tomar recebeu, no passado fim de semana, o Campeonato Nacional de Ski Náutico em Slalom e Figuras. Francisco Simões, de 14 anos, venceu a prova Open de Slalom. O evento decorreu na barragem do Carril e contou com organização da Federação Portuguesa de Motonáutica.

Mais artigos

A barragem do Carril, em Tomar, foi o cenário escolhido para a realização do Campeonato Nacional de Ski Náutico, nas disciplinas de Slalom e Figuras, que decorreu nos dias 5 e 6 de julho. A prova decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica, com o apoio da Câmara Municipal de Tomar.

Num fim de semana marcado por boas condições de água, os atletas portugueses competiram no mesmo palco onde, recentemente, se realizou o Portugal Pro Waterski, evento internacional que trouxe ao país as principais referências da modalidade. A motivação dos participantes foi visível desde as rondas de qualificação, culminando nas finais que determinaram os campeões nacionais.

Na categoria masculina Open de Slalom, a final foi decidida por margem mínima. João Simplício, do Ski Clube da Quinta Grande, e Camilo Alves, do Ski Clube do Alentejo, destacaram-se nas primeiras fases, mas o título acabou por ser conquistado por Francisco Simões, também do Ski Clube da Quinta Grande, com apenas 14 anos.“É uma sensação incrível levar o título nacional de open, ainda mais porque o meu escalão é de sub-17 e competi com adversários mais velhos. Daqui a duas semanas vou participar no Campeonato da Europa de sub-17 e este resultado é uma boa motivação para continuar a treinar.”, afirmou o jovem.

Ski Náutico em Tomar
Francisco Simões, do Ski Clube da Quinta Grande.

Em destaque esteve também Afonso Morna, da The Water Ski Academy, ao conquistar dois títulos nacionais: Figuras e Slalom +45.

Afonso Morna, da The Water Ski Academy

Na vertente feminina, o título de Slalom foi para Mariana Albuquerque, do Ski Clube da Quinta Grande. “Estou muito feliz com o título e com vontade de fazer mais e melhor ski. A barragem do Carril foi uma ótima surpresa, não só pelo potencial que tem, como pela envolvência natural.”, disse.

Ski Náutico em Tomar
Mariana Albuquerque, do Ski Clube da Quinta Grande.

No final do evento, Vasco Trindade, da Secção de Ski & Wake da Federação Portuguesa de Motonáutica, fez um balanço da competição. “O balanço é claramente positivo. Vivemos um dia com boas prestações e atletas motivados. A barragem do Carril é um cenário ideal e mesmo num dia ventoso tudo correu bem.”, concluiu o dirigente.

Com a atribuição dos títulos nacionais, a barragem do Carril reforça a sua importância no calendário do ski náutico em Portugal, sendo já considerada uma referência nacional para a prática e promoção da modalidade.

OC/RPC

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img