13.1 C
Porto
19.1 C
Lisboa
15.7 C
Faro
Sábado, Outubro 25, 2025

Título nacional decide-se em Peniche no fim de semana

O Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf, e aquela onde vai ser decidido o título nacional masculino, vai para a água amnhã, sexta-feira, com a primeira chamada a estar marcada para as 7:45, na praia do Lagido. Os melhores surfistas nacionais estão, assim, a postos para uma grande disputa, que conta com 10 pretendentes ao título nacional masculino.

Mais artigos

Depois de Teresa Bonvalot ter conquistado o título feminino de forma antecipada, na etapa dos Açores, Luís Perloiro chega a Peniche na liderança do ranking masculino e com a licra amarela Go Chill vestida.

Contudo, assim que a prova começar, Francisco Ordonhas irá assumir virtualmente a liderança da corrida ao título nacional, depois de levantar a licra de competição. O campeão europeu júnior em título é, dessa forma, o grande candidato à vitória final na Liga MEO Surf 2025. Mas, além de Perloiro, terá ainda a forte concorrência de João Mendonça, Martim Nunes, Tiago Stock, Jaime Veselko, Joaquim Chaves, Tomás Fernandes, Afonso Antunes e do campeão nacional em título Guilherme Ribeiro.

1º Dia – Sequência de Prova (sujeito a alteração)
– Call: 7h45 – Praia do Lagido
– Trials – Masculino (4 heats)
– Round 1 – Masculino (16 heats)
– A definir

Liga Nacional de Surf em Peniche – Curiosidades

 10 surfistas diferentes venceram a etapa no masculino;
 Guilherme Ribeiro é o recordista de vitórias com três vitórias seguidas, precisamente nos últimos três anos (2022, 2022 e 2024);
 Nic von Rupp (2007 e 2012) e João Antunes (1992 e 1994) são os surfistas que já conseguiram bisar;
 Os restantes campeões masculinos em Peniche são Marcos Anastácio (1995), João Guedes (2003), Justin Mujica (2004), Tiago Pires (2005), o local Nuno Silva (2006), Frederico Morais (2013) e Afonso Antunes (2021);
Registo ainda para um triunfo do saudoso João Alexandre “Dapin” no primeiro campeonato realizado em Peniche, numa era anterior ao circuito nacional de surf (1988);
No caso feminino, a recordista de triunfos é Patrícia Lopes com quatro vitórias (1995, 2003, 2005 e 2006), seguindo-se Maria Salgado com dois triunfos (2022 e 2023);
Joana Rocha (2004), Joana Andrade (2007), Maria Abecasis (2012), Teresa Bonvalot (2013), Francisca Veselko (2021) e Gabriela Dinis (2024), todas com um triunfo cada, completam o lote de oito vencedoras no historial em Peniche.

Peniche vai viver belos momentos de surf durante o fim de semana. Foto de JORGE MATRENO/ANS

Guilherme Fonseca é outro dos surfistas ( 5º da Liga em 2024) que vai estar em ação e, embora estando arredado das contas do título, poderá utilizar toda a experiência como surfista local para atrapalhar a dezena de candidatos que correm atrás do principal título do surf nacional. Ele que antecipa que as previsões apontam para ondas de qualidade a abrilhantar esta decisão do título nacional.

“As previsões pareciam ser boas para Supertubos, mas a imprevisibilidade desta época do ano mudou as previsões e tudo indica que vamos ter um campeonato com boas ondas e vento offshore no Lagido. Penso que mudar para o Lagido foi a melhor opção a tomar por parte da organização. Prevejo que na sexta-feira vamos ter ondas de muita qualidade e no sábado, embora menos perfeito, também teremos ondas. Podemos esperar surf de alto nível nesta etapa. Em relação à disputa pelo título, considero o Francisco Ordonhas o favorito, não só por estar a ter um grande ano, como por ser um surfista completo, desde o jogo aéreo ao surf de rail. E penso que o Lagido se adapta muito bem ao surf do Francisco Ordonhas. Gostava de o ver a ganhar o título pelo surfista que é e pelo surf que está a apresentar este ano.” – Referiu Guilherme Fonseca

A 5.ª etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, é também parte do Projeto Better Portugal, desenvolvido pela Associação Nacional de Surfistas com o suporte de Visit Portugal, objetivando promover uma otimização de competências dos prestadores de turismo de surf em Portugal, em específico nas comunidades de surf visitadas pela Liga MEO Surf, em Peniche, sob a forma de uma sessão de trabalho na manhã de sexta-feira, 24 de outubro, das 10h às 12h, sendo uma iniciativa aberta a todos os interessados que desejem participar.

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas
“No que respeita ao workshop “Better Portugal”, esta é uma iniciativa que faz sentido numa lógica de termos, sobretudo, melhor turismo e não só mais turismo de surf. Estima-se que o mercado global de turismo de surf atinja os 32 mil milhões de dólares até 2032, com um crescimento anual de 6%. Como destino de surf, queremos que Portugal e os nossos operadores turísticos possam captar esse mercado de uma forma cada vez mais competitiva e com maior qualidade na sua oferta”. – Explicou Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas

Mérito

Adicionalmente, por mérito desportivo, a Associação Nacional de Surfistas irá convidar cinco jovens surfistas de até 20 anos, na qualidade de naturais embaixadores do destino Portugal, a participar num surf camp de treino e evolução, em data a anunciar, e liderado por um dos principais treinadores de referência a nível mundial, designadamente, Leandro Dora.

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas, mostra-se muito satisfeito por poderem contar com Leadro Dora, “Estamos muito contentes pelo Leandro Dora ter aceitado trabalhar com 5 dos melhores surfistas portugueses ainda em idade júnior e num treino exclusivo e dedicado. A visão é simples: ajudar a criar os embaixadores do surf português no futuro. Numa altura em que temos as nossas cores novamente asseguradas na elite do Surf mundial, com a qualificação de Yolanda Hopkins, acreditamos que o Surf Camp Better Portugal será precursor desse caminho que está novamente aberto.”

Campeões presentes

Ainda como fator adicional de interesse, no último dia de prova, vamos voltar a ter uma nova edição do Quiksilver Heritage Heat, desta vez com a participação de João Antunes (3x campeão nacional em 1994, 1996 e 1998), Justin Mujica (campeão nacional ANS em 1999), Nuno Silva (surfista local de Peniche e vencedor desta etapa em 2006) e Fernando Bento (vencedor de provas nacionais por duas vezes). A realização do Quiksilver Heritage Heat está agendada para domingo, último dia de competição, em momento anterior ao início das finais.

Agenda Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações)

1º dia – Sexta-feira, 24 de Outubro
07h45 – Call primeiro dia de competição
09h30 – Ações do Programa Mar Vivo Pingo Doce – Jerónimo Martins
10H00 – Workshop Projeto Better Portugal – Visit Portugal

2º dia – Sábado, 25 de Outubro
08h00 – Call do segundo dia de competição
15h00 – ANS Expression Session

3º dia – Domingo, 26 de Outubro
08h00 – Call terceiro dia de competição
13h00 – Quiksilver Heritage Heat
14h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Bom Petisco Peniche Pro

O Bom Petisco Peniche Pro servirá, igualmente, de homenagem ao malogrado Zion Bronchi, um dos mais talentosos jovens surfistas portugueses, que faleceu recentemente, após uma longa batalha contra uma doença. Dessa forma, todos os competidores da última etapa da Liga MEO Surf 2025 vão entrar na água com licras com o nome de Zion Brocchi.

Em termos de prémios paralelos, o Bom Petisco Peniche Pro irá incluir o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), a tradicional disputa pela melhor manobra na Expression Session e o Peniche Best Surfer, que distingue os melhores surfistas locais.

Fantasy Surfer – Façam as Vossa apostas
Prémio vencedor etapa: fato de surf da Quiksilver, modelo Highline
Prazo constituição das equipas: 7h45 de 6ªfeira, 24 de Outubro

OC/AJS/ANS

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img