6.6 C
Porto
Quinta-feira, Maio 23, 2024

“STCP está sempre lá” comemora os 50 anos do 25 de abril até 2025

A história da STCP cruza-se com a história dos 50 anos do 25 de abril. Lançando a "A STCP está sempre lá", a empresa celebra a liberdade através da apresentação de uma intervenção patente no Museu do Carro Elétrico que destaca as memórias e as vivências de atuais e anteriores colaboradores. Abre hoje e está patente ao público até 25 de Abril de 2025.

As mais lidas

O Serviço dos Transportes Coletivos do Porto (STCP) convida a população a conhecer algumas das pessoas que participaram no projeto e que vão estar presentes na antestreia desta iniciativa, a decorrer hoje, dia 22 de abril, no Museu do Carro Eléctrico, no Porto.

A STCP está sempre lá” estará patente pelo período de um ano, e que terminará no dia 25 de abril de 2025.

Os vídeos com quem vivenciou o dia 25 de abril de 1974 e o contexto dessa época serão dados a conhecer numa intervenção no espaço museológico e através de uma landing page (https://50anos25abril.stcp.pt/).

No Museu do Carro Eléctrico será realçado um testemunho por mês, sendo a par exibidos objetos, documentos e outros materiais que remeterão os visitantes para esse tempo vivido dentro da STCP, nomeadamente uma cadeira de barbeiro ou um macaco manual. Em complemento, na landing page, ficam disponíveis os testemunhos de 12 pessoas que trabalham, ou trabalharam, na STCP durante o período do 25 de abril de 1974.

Sobre a STCP

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A. – assegura o transporte coletivo público rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto (AMP), em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Gondomar, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia. Explora, preponderantemente, o modo autocarro e, em menor escala, o modo carro elétrico. A STCP é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, com natureza intermunicipal.

A intermunicipalização da STCP, concretizada a 1 de janeiro de 2021, foi realizada de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei nº 151/2019, de 11 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei nº 175/2019, de 27 de dezembro. O município do Porto é o acionista maioritário, sendo as restantes participações divididas entre os outros cinco concelhos onde a STCP opera. Saiba mais em: www.stcp.pt

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img