18.8 C
Porto
21.7 C
Lisboa
21.9 C
Faro
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Setúbal – “Kids Dive” sensibiliza para sustentabilidade marinha

 A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, garantiu ontem, na conferência de encerramento da edição deste ano do Kids Dive, que a autarquia vai continuar a investir neste projeto de promoção da literacia dos oceanos.

As mais lidas

Mais de 120 alunos de escolas de Setúbal participaram ontem à tarde, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, na conferência, integrada nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que marcou o encerramento do projeto de educação ambiental, promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com entidades como a Câmara Municipal de Setúbal, que financia as atividades no concelho.

“Este é um investimento importante na sensibilização para as questões relacionadas com o mar. O conhecimento é fundamental e com a participação neste projeto, além de terem a oportunidade de participar em momentos inesquecíveis, vocês estão a contribuir para o conhecimento“, disse Carla Guerreiro no evento que integrou a segunda edição das Jornadas do Ambiente de Setúbal.

A autarca, que detém o pelouro da Educação, garantiu que a Câmara Municipal “vai continuar a investir no projeto” que nesta quarta edição contou com o envolvimento de escolas não agrupadas e de agrupamentos que ainda não tinham participado.

Já passámos por todas as escolas do município. No próximo ano, vamos voltar ao início e tentar trazer mais alunos.”

O Kids Dive, que decorre em Setúbal desde 2021, contemplou um conjunto de atividades ao longo do ano letivo 2023-2024, que contaram com participação de 121 alunos dos 5.º, 8.º e 10.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, da Escola Secundária du Bocage, da Escola Secundária D. João II e da Escola Básica de Azeitão.

Uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, batismos de mergulho na Piscina das Palmeiras, a par de duas saídas de campo à zona de Alpertuche, na Arrábida, para alargar o conhecimento sobre a biodiversidade do parque marinho, foram atividades desenvolvidas na quarta edição do projeto.

Houve ainda lugar a dois workshops sobre “Biodiversidade Marinha” e “Desplastificar o Mar”, na Escola Secundária du Bocage e na Escola Básica de Santa Maria, promovidos, respetivamente, pelo Jardim Zoológico de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Os alunos participantes apresentaram o resultado do trabalho que desenvolveram no âmbito no Kids Dive, promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, e partilharam os conhecimentos que adquiriram com a experiência.

A conferência de encerramento da edição de Setúbal do Kids Dive contou, igualmente, com a intervenção de Mónica Albuquerque, da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, que apresentou o trabalho desenvolvido no mar profundo de Portugal com recurso ao Rov Luso.

Já a bióloga marinha Mariana Coxey, do MARE, falou sobre “BRUVs: Espiões Subaquáticos – desvendando segredos sem nos molharmos!”.

A primeira edição do Kids Dive em Setúbal, no ano letivo 2020-2021, realizou-se em formato virtual, devido à pandemia, enquanto a segunda, em 2021-2022, envolveu 60 alunos dos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama e Luísa Todi.

O Kids Dive fomenta a literacia sobre os oceanos e procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.

Em simultâneo, este projeto educativo nacional promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar“.


- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img