A distinção foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara a 14 de agosto de 2024, mas a entrega oficial foi adiada devido à indisponibilidade do prelado na data prevista, 15 de setembro.
O presidente da Câmara Municipal, André Martins, justificou a atribuição da medalha como um reconhecimento da cidade ao trabalho do bispo. “Esta medalha é uma homenagem da cidade e de todos os setubalenses e azeitonenses. Uma homenagem que representa também uma prova de confiança no novo bispo que aqui chegou no dia 26 de outubro de 2023.”
Na sua intervenção, D. Américo Aguiar expressou gratidão e sublinhou a importância da cooperação entre as instituições. “Não quero ser presidente de câmara, nem quero que o senhor presidente de câmara queira ser bispo. Mas respeitamo-nos, cada um com a sua missão, porque estamos a trabalhar todos para o mesmo que é o bem comum dos setubalenses e azeitonenses. Se rumarmos para o mesmo lado, o futuro será cada vez melhor.”
D. Américo Aguiar, de 51 anos, nasceu em Leça do Balio e foi nomeado bispo de Setúbal a 21 de setembro de 2023, tomando posse a 26 de outubro.
