Foi inaugurada na Casa da Cultura, em Setúbal, uma exposição de Teresa Dias Coelho, com ilustrações da edição de 1980 do livro Comunidade, de Luiz Pacheco. A mostra, com curadoria de José Teófilo Duarte, integra o programa “Luiz Pacheco 100”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, e pode ser visitada até 29 de junho na Galeria de Exposições da Casa da Cultura.
“Em boa hora o município decidiu promover as comemorações do centenário de Luiz Pacheco, porque é uma oportunidade para divulgar a obra e dar a conhecer melhor este escritor que fez parte da nossa cidade”, declarou a vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, durante a inauguração.
Luiz Pacheco nasceu em Lisboa, a 7 de maio de 1925, mas residiu longos períodos em Setúbal, cidade que acolhe, ao longo do ano, um vasto programa de comemorações da sua vida e obra, no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, através do projeto Venham Mais Vinte e Cincos.
Na sexta-feira anterior, decorreu uma leitura de textos malditos de Luiz Pacheco, com Lia Gama e Maria João Luís, numa iniciativa dos Artistas Unidos, também na Casa da Cultura.

Até ao final do ano, o programa inclui leituras públicas, encontros literários, lançamentos, conversas e um congresso, dinamizados por professores, atores e investigadores ligados à obra do autor. Um dos momentos centrais será o “Congresso Centenário Luiz Pacheco (1925-2025)”, a realizar a 22 de outubro no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, e a 23 de outubro na Biblioteca Municipal de Palmela.
OC/JJS
