A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social voltou a escolher a Santarém, para a organização de uma sessão pública para debater o tema “Fundos Públicos: Reforce a Competitividade e a Inovação na sua Empresa“.
A sessão de abertura contou com a participação de João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), que afirmou que “nesta partilha do conhecimento e da experiência, é bom que os empresários possam receber informação do Governo, que tem a capacidade decidir, à escala nacional, um conjunto de medidas, de uma forma importante de interagir com a capacidade de fazermos crescer os territórios”.
“No que diz respeito ao território do concelho de Santarém, estamos a imprimir um conjunto de medidas que vão ao encontro daquilo que também são os objetivos do Governo, mas, sobretudo, vão de encontro àquilo que são os anseios e as ambições dos nossos empresários”, afirmou o autarca, sublinhando: “Os territórios precisam das empresas para se desenvolverem.”
Segundo João Teixeira Leite “são as empresas que criam o emprego e é o emprego o principal fator de crescimento e de desenvolvimento do território. É por isso que nós, todos os dias, na nossa ação pública, no âmbito das políticas públicas, criamos mecanismos que promovam a fixação de empresas no município”.
“Vivemos um momento histórico do concelho de Santarém. Neste momento temos 411 milhões de euros de investimento privado a decorrer do nosso concelho. É o concelho de Santarém que lidera o ranking do maior número de empresas criadas na Região. Fomos o concelho que, em 2024, criou mais empresas, com uma distância muito grande face aos outros concelhos da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo“, concluiu.
Seguiu-se a intervenção de João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, orador convidado que fez a apresentação do tema que deu nome à sessão.
A sessão de encerramento contou com a intervenção de Salomé Rafael, presidente do Conselho Coordenador da SEDES/Santarém, antecedida pela intervenção de Álvaro Beleza, presidente do Conselho Coordenador da SEDES.
OC/MP
Fotos: CMSantarém – direitos reservados
