9.8 C
Porto
16.4 C
Lisboa
20.9 C
Faro
Domingo, Junho 15, 2025

São Brás de Alportel uniu comunidade pela proteção das crianças

A comunidade de São Brás de Alportel assinalou o Dia do Laço Azul com atividades simbólicas e um gesto coletivo de sensibilização, reforçando o compromisso local com a proteção das crianças e a prevenção dos maus-tratos na infância.

Mais artigos

O Jardim Carrera Viegas, em São Brás de Alportel, foi o palco central das comemorações do Dia do Laço Azul, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. A iniciativa foi promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de São Brás de Alportel, com o apoio da autarquia, escolas, associações de pais, instituições locais e toda a comunidade.

Durante a manhã, o espaço transformou-se num ponto de encontro intergeracional e de convívio, com jogos, atividades e a formação de um laço azul humano gigante, envolvendo crianças, professores, agentes locais e cidadãos. A acção simbólica visou destacar a importância da união na defesa dos direitos das crianças.

“O laço azul lembra-nos que cada criança tem o direito de crescer em segurança, rodeada de afeto e respeito. Este dia reforça o papel fundamental e diário de toda a sociedade na construção de uma infância feliz, protegida e saudável. A melhor forma de o fazer é envolvendo toda a comunidade nesse compromisso e reconhecendo o trabalho essencial de todas as entidades que, diariamente, se dedicam à proteção e promoção dos direitos das crianças,” declarou Marlene Guerreiro, presidente em exercício, com os pelouros da área social e da educação.

A presidente da CPCJ local, Cidália Tomé, sublinhou o impacto da iniciativa:
“Esta iniciativa local, integrada no Programa Nacional do Laço Azul promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, simboliza a união da nossa comunidade em torno de uma causa maior: a proteção das nossas crianças e a promoção dos seus direitos. A CPCJ de São Brás de Alportel agradece profundamente a participação de todos – crianças, famílias, escolas e instituições – que, com pequenos gestos, constroem um presente mais seguro e um futuro mais justo para todas as crianças.”

Iniciativas como esta reforçam o papel de todos na criação de ambientes seguros e respeitadores, onde os direitos das crianças são valorizados e protegidos, numa aposta clara na prevenção e sensibilização comunitária.

OC/JJS

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img