Em outubro de 2024, os preços de arrendamento em Portugal registaram um aumento de 5,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com um custo médio de 16,1 euros por metro quadrado, de acordo com o índice de preços do Portal Idealista. Coimbra, com uma subida de 11%, foi a cidade onde o custo de arrendar casa mais aumentou. No Porto e Lisboa, as rendas subiram 6,1% e 5,3%, respetivamente. Já Aveiro registou uma descida de 1,4%.
Lisboa continua a ser a cidade mais cara para arrendar, com um custo de 22 euros por metro quadrado, seguida pelo Porto (17,5 euros/m²) e Funchal (15,2 euros/m²). Por outro lado, Castelo Branco e Viseu apresentam os preços mais baixos, com valores de 6,6 euros e 7 euros por metro quadrado, respetivamente.
A nível regional, os preços subiram em todo o país, com exceção dos Açores, onde se verificou uma descida de 3,4%. A Região Autónoma da Madeira liderou as subidas, com um aumento de 10,8%, enquanto a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve registaram aumentos de 5,2% e 9,8%, respetivamente.
OC/RPC