11.8 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.9 C
Faro
Quinta-feira, Abril 24, 2025

PSD vence na Madeira muito perto da maioria absoluta

A maior surpresa foi o JPP (Juntos Pelo Povo), com 21,05% e 11 deputados, superando o PS e tornando-se a segunda maior força política do arquipélago. O PS desce ao terceiro lugar, com 8 deputados e 15,64% de votos

Mais artigos

O PSD venceu as eleições legislativas na Madeira, com 43,34% dos votos e 23 deputados, ficando a um deputado de obter a maioria absoluta.

Não há qualquer equívoco” em relação àquilo que os madeirenses querem, afirmou o líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, destacando que o partido alcançou a maior votação desde 2015 nas legislativas regionais deste domingo.

Foi a maior votação de sempre desde que assumi a liderança”, referiu, acrescentando que o PSD ficou apenas a 300 votos da maioria absoluta na Assembleia Legislativa da Madeira.

Numa declaração na sede do PSD/Madeira, no Funchal, Miguel Albuquerque disse ainda que “hoje é dia de festejar” e não falou com mais nenhum partido esta noite.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha reagido aos resultados provisórios na Madeira, salientando “mais uma extraordinária vitória do PSD”.

O povo madeirense provou uma vez mais a sua paciência para resolver nas urnas aquilo que os políticos não foram capazes”, afirmou o primeiro-ministro, acrescentando que esta vitória de Miguel Albuquerque na Madeira assegurará a necessária “estabilidade” para a região.

Com esta vitória, o PSD mantém-se como o único partido a governar a região autónoma desde as eleições iniciais, em 1976, de acordo com as projeções à boca das urnas.

Nestas eleições legislativas, a maior surpresa foi o JPP (Juntos Pelo Povo), com 21,05% e 11 deputados, superando o PS e tornando-se a segunda maior força política do arquipélago. O PS desce ao terceiro lugar, com 8 deputados e 15,64% de votos.

Em quarto ficou o Chega com 3 mandatos (5,47%), seguido do CDS-PP e da IL, que elegeram um deputado cada. A CDU e o BE permanecem fora do parlamento regional e o PAN perde o lugar que tinha ganhado nas eleições anteriores.

Recorde-se que as presentes eleições legislativas decorrem do facto de o Governo da Madeira ter caído com uma moção de censura em dezembro.

OC/LUSA/MP

Foto |GREGÓRIO CUNHA/Lusa

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img