O projeto CLDS ACrescer 5G arrancou a 3 de fevereiro, com a coordenação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM), após aprovação do Órgão Executivo e do Conselho Local de Ação Social de Santarém (CLASS). A iniciativa visa reforçar as políticas de inclusão social e de combate à pobreza no concelho.
O projeto surge no seguimento de programas anteriores, como CLDS +, CLDS 3G e CLDS 4G, e conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e da Casa Pia de Lisboa, através da sua valência na Quinta do Arrife, na Freguesia de Abrã.
As ações do CLDS ACrescer 5G centram-se na erradicação da pobreza e exclusão social de crianças e jovens, bem como na capacitação comunitária e intervenção em cenários de emergência social. A abordagem territorial permite direcionar as intervenções para grupos populacionais mais vulneráveis, promovendo a mudança e a inclusão.
O projeto é financiado no âmbito do Programa da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão, designado Pessoas 2030, que pretende consolidar políticas sociais estruturadas a nível nacional.