“Foi um murro na barriga. Quem esteve, anteontem, na arena com o Lucas nunca mais se vai esquecer deste momento”. Estas foram algumas das palavras dos jovens que participaram na primeira arena do projeto Change Makers – Erasmus+, onde o impacto da história de Lucas foi amplamente sentido.
Lucas, conhecido pelo seu projeto “Lucaswithstrangers”, partilhou a sua experiência de superação de um stress pós-traumático, narrando como transformou o pior dia da sua vida numa oportunidade para ajudar outros.
O evento, que teve lugar na Mealhada, visava promover o debate entre jovens sobre temas relevantes para as suas comunidades. Thiago Santo, de 20 anos, descreveu a iniciativa como “realmente inspiradora” e acrescentou que saiu do encontro com uma nova perspetiva sobre a vida: “Ele explicou como o pior dia da vida de uma pessoa pode ser transformado numa coisa boa”.
Maria Santos, de 23 anos, também se mostrou profundamente impactada pela história de Lucas. “Não esperava que a história dele me impactasse tanto. Fiquei mais suscetível a olhar para o futuro e para as dificuldades com que me vou deparar de uma outra forma”, afirmou.
A arena, organizada pelo projeto Change Makers, faz parte de uma série de encontros sob o programa Erasmus+, que tem como objetivo capacitar jovens para uma participação informada e crítica na vida democrática e inclusiva da Europa. O presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, saudou a participação dos jovens e incentivou mais jovens a integrarem futuras arenas, sublinhando que “os jovens podem e devem ser envolvidos na vida cívica das comunidades”.
A próxima arena está marcada para o dia 30 de outubro, na Escola Profissional Vasconcelos Lebre, e terá como foco a inovação digital. As inscrições já estão abertas ONLINE.
OC/RPC