14.9 C
Porto
16.5 C
Lisboa
22.9 C
Faro
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Porto – Hoje, o Mercado do Bolhão celebra um ano desde a sua reabertura

Foi a 15 de setembro de 2022 que o Mercado do Bolhão reabriu as suas portas, após concretizado um projeto de profunda modernização, que lhe veio trazer mais cor e mais vida, também graças “às suas gentes”. Um ano depois, o emblemático mercado de frescos celebra a preceito, com novidades e muita animação para todos, sob o mote “Viva o Bolhão!”

As mais lidas

Para assinalar a ocasião, o Mercado do Bolhão inaugura, uma exposição na Galeria do terceiro piso, com imagens que revisitam a história do mercado e a sua evolução até ao dia de hoje – um percurso de superação e de evolução de um espaço e de gente cheios de histórias para contar.

A partir das 10h30, até ao final da manhã, chega ao Átrio Alexandre Braga o projeto Olh’ó Nobelo, que reúne, através da Associação de Moradores de Massarelos, uma oficina de crochet pensada para ser espaço de partilha e convívio em comunidade. Após recolha de materiais (linhas e agulhas), será feita a aplicação do material resultante da oficina no Mercado do Bolhão, criando assim uma instalação comunitária de celebração deste aniversário.

Pelas 11 horas, a oficina de construção de instrumentos Traka Matraka instala-se no Átrio Sá da Bandeira, desafiando os seus participantes para uma viagem à descoberta de novos mundos, sem limitar a imaginação e expandindo a criatividade, consciencializando todos os participantes de que a reciclagem é um caminho para um mundo melhor.

Depois do sucesso registado nos três anos anteriores (2020, 2021 e 2022), o “Desporto no Bairro” regressa, este ano, com renovado sentido de responsabilidade social e desportivo e marcará presença Mercado do Bolhão pelas 15h.

Após vários momentos musicais que prometem animar a área da restauração, a Escadaria Principal recebe os Matraka Culinary Center, em formato de menu-concerto, que fará as delícias do público presente com seus melhores pratos musicais. Do samba ao rap, do punk aos sons ambientes de Índia, a música é ao sabor das caçarolas, panelas de paella, cenouras, massa, abobrinhas, vassouras, colheres de cozinha. Um espetáculo cheio de ritmo e jogo, animado por um Chef que irá entreter e surpreender o público de todas as idades.

Às 17 horas, a performance “Bolhão, mercado vivo” pela artista Lea Siebrecht transforma visualmente o Mercado num “quadro humano” em constante evolução. Esta ativação propõe ser uma estação de participação entre o público que ali passe e promete surpreender todos pela quão fora da caixa promete ser. A acontecer no Passadiço da Galeria do Mercado.

A encerrar o dia, Cláudia Pascoal chega à Escadaria Principal, às 19 horas, para um concerto aberto ao público e que contará com a participação de especial de Marante, mesmo antes do momento de juntar comerciantes e inquilinos do Mercado para um cantar de parabéns coletivo.

No dia 16, a animação é pensada para as famílias

A partir das 11h de sábado, dia 16 de setembro, Luciano Britto regressa ao Mercado do Bolhão para levar até aos mais novos o workshop “brincAR aos papagaios de papel”, que se vai instalar junto à entrada da Rua Formosa. O “Mestre Baloeiro” prepara uma ação de partilha da sua arte e da sua fascinante história, que traz do Brasil diretamente para o coração do Porto.

Entre as 14 e as 16 horas, a Casa da Arquitetura oferece a todos uma nova edição do ”O Passaporte Arquitetónico do Mercado do Bolhão”, no qual as crianças e famílias vão poder conhecer o Mercado de uma maneira especial, através da observação e registo dos pormenores do espaço. Serão entendidos os materiais foram utilizados na sua construção, decalcar texturas, medir os elementos arquitetónicos, desenhar janelas, portas, coberturas e fachadas.

O “Coro do Centro Histórico do Porto” atua na Escadaria Principal do Mercado, às 15 horas, levando os verdadeiros sons da tradição a todo o público.

Entre as 16h e as 18h30 será o Serviço Educativo do Coliseu Ageas a assumir as rédeas na praça da Rua Formosa. Com uma ação inteiramente dedicada aos mais novos (6 – 12 anos), estão marcadas atividades de construção de personagens e de jogos de luz e sombra. Os mais novos são desafiados a inspirarem-se nos vendedores do Mercado, a transformá-los em personagens animadas e contar pequenas histórias.

Lea Siebrecht regressa, a partir das 17h30, para voltar a trazer um momento de pura imersão no mundo da arte performativa, no Passadiço do terceiro piso.

Ao longo do dia 15, a Cozinha Bolhão Meireles receberá também vários showcookings de alguns dos restaurantes presentes no Mercado, ou que abrirão em breve, nomeadamente o Real Bolhão (11h), Madureira’s (13h) e Herdade 1980 (15h). Já no dia 16, a cozinha fica a cargo da Confraria Queijo São Jorge (11h). Somam-se atuações do Grupo de Fados da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, a Demonstração da Escola de Dança ATTITUDE, da Desportuna, da Sirigaitas, da Tuna de Farmácia do Porto, do Coro do Centro Histórico do Porto e do Grupo de Fados de Enfermagem Porto – sons da tradição para celebrar, à moda do Porto, um ano de um Bolhão sempre vivo.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img