No âmbito das comemorações dos 900 anos do Foral Teresiano, o Centro de Interpretação do Território (CIT), em Ponte de Lima, promove a segunda sessão do ciclo “Saberes e Sabores Ancestrais”, com uma oficina dedicada à arte dos palmitos de palma, a decorrer no dia 26 de abril, pelas 14:00.
Esta prática ancestral está tradicionalmente ligada ao Domingo de Ramos, altura em que os palmitos, elaborados a partir da folha da palmeira, são benzidos e integrados nas celebrações religiosas. O objetivo da oficina é transmitir as técnicas básicas de confeção dos palmitos, preservando um saber popular intimamente ligado ao património cultural imaterial do território.
A iniciativa, inserida no ciclo de ATELIERS ‘SABERES E SABORES ANCESTRAIS’, tem como objetivo a aprendizagem das técnicas elementares de construção dos palmitos, feitos a partir da folha da palmeira.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através do e-mail cit@museuspontedelima.pt ou do telefone 258 240 215. A oficina tem lotação máxima de 12 participantes.
OC/OJS
