A Sociedade Recreativa de Pegões Cruzamento acolhe, no próximo dia 24 de maio, o I Encontro Intercultural, promovido pela Câmara Municipal do Montijo, em parceria com a HCAC – Cooperativa A Casa de Habitação Colaborativa. O evento tem início às 14:00, e propõe um programa que junta reflexão, arte, música e gastronomia, com o objetivo de celebrar a diversidade cultural e religiosa existente no concelho.

A sessão de abertura decorre às 14:30, com intervenções de Virgílio Rocha, presidente da HCAC, e de Maria Clara Silva, presidente da Câmara Municipal do Montijo. “Reafirmando o compromisso do município com a promoção da inclusão e da convivência intercultural”, esta abertura marca o arranque de uma tarde dedicada ao diálogo e à partilha de experiências.
Às 15:00, realiza-se o painel “Religiões e Cultura – Construir Diálogos”, uma mesa-redonda moderada por Graça Leão Fernandes (ISEG), com as participações de Assuani Maugi (Templo Hindu de Lisboa), António Sérgio (Pároco das Freguesias de Pegões e Canha) e Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona / Fundação Islâmica de Palmela). Este momento visa promover o diálogo inter-religioso e refletir sobre a cultura como ponte entre diferentes visões do mundo.
A partir das 16:30, a Cultura em Movimento apresenta um espetáculo com várias expressões artísticas, incluindo o Rancho Folclórico Danças e Cantares da Freguesia de Canha, danças e música indianas e fado interpretado por Cláudia Carvalheira, num cruzamento cultural que valoriza as raízes e as influências diversas da comunidade.
Às 17:30, realiza-se o momento “Sabores das nossas terras”, um lanche partilhado que convida à descoberta da gastronomia local enquanto espaço de afeto e convivência.
O evento termina pelas 18:30, encerrando um dia dedicado ao reconhecimento e valorização das múltiplas identidades que compõem o concelho do Montijo.
OC/JJS
