A população da Ribeira de Santarém reuniu-se esta terça-feira, no Teatro Clube Ribeirense, para conhecer o projeto Parque Natura Tejo, que visa a requalificação da frente ribeirinha e a devolução do Rio Tejo à cidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, garantiu que “este não é mais um projeto, é o projeto, vai ser real, vamos devolver definitivamente o Rio às pessoas”. O autarca destacou que a primeira fase desta regeneração urbana começa com a requalificação do Parque Desportivo do Tejo, cuja obra terá início ainda este ano.
Atualmente, o Parque Natura Tejo encontra-se em fase de estudo prévio e já tem assegurados 3,5 milhões de euros de fundos comunitários. O Presidente da Câmara revelou que a autarquia pretende lançar o concurso para a empreitada nos primeiros meses de 2026.
Ligação do Tejo à Cidade de Santarém
João Teixeira Leite enfatizou a importância estratégica do projeto para valorizar as margens do Tejo, desde a Ribeira até Alfange. “Não vamos desperdiçar esta oportunidade de potenciar as margens do nosso Rio Tejo, desde a Ribeira a Alfange”, afirmou, adiantando que a autarquia está já a trabalhar com o governo para garantir financiamento que permita conectar a Ribeira de Santarém à cidade.
Nas próximas semanas, serão apresentadas as imagens da solução que ligará a zona da Estação CP a São Bento, melhorando a acessibilidade e integração urbana do espaço ribeirinho.
Um Projeto Integrado de Lazer e Natureza
O projeto arquitetónico está a ser desenvolvido pelo prestigiado arquiteto Luís Ribeiro, escalabitano que conhece profundamente o território. A proposta aposta na conservação da natureza e na valorização do património histórico e cultural, através de soluções ambientalmente sustentáveis.
O Parque Natura Tejo incluirá:
- Espaços de desporto, recreio e lazer;
- Percursos pedestres, passadiços e miradouros sobre o rio;
- Zonas de estar, convívio e merendas;
- Equipamentos para desportos náuticos e embarcações de recreio;
- Ciclovias e espaços para futebol e voleibol de praia;
- Parque canino, parque infantil e juvenil;
- Anfiteatro, percursos interpretativos de natureza e cultura;
- Cafetaria e casas de banho de apoio.
Este projeto inovador transformará a frente ribeirinha de Santarém num espaço privilegiado de lazer e turismo, promovendo o contacto com o rio e um estilo de vida saudável.
OC©
Foto | CM Santarém
