11.8 C
Porto
15.9 C
Lisboa
17.9 C
Faro
Quinta-feira, Abril 24, 2025

“Panorâmica” mostra arte colaborativa no CAE da Figueira da Foz

Mais artigos

Os artistas Filipe Rodrigues e Júlio Cunha, unidos na dupla A2 desde 2024, expõem no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz o trabalho artístico colaborativo de ambos, que conta com dez anos num percurso em Eventos, Exposições e Bienais de Arte em Portugal, Estados Unidos da América, Japão, Brasil, Canadá, Espanha e, mais recentemente, em França.
Esta exposição reúne pintura, desenho, instalação artística e gravura, numa síntese que reflete duas práticas individuais artísticas e o impacto transformador da criação conjunta que resultam de interesses específicos dos artistas, histórias contidas na cultura visual, artística e literária.

As práticas artísticas provenientes da representação pictórica, desenvolvidas e exploradas à exaustão, depois da Segunda Guerra Mundial, as consequentes transformações nos significados artísticos, compreendidos entre os acontecimentos – da queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, e os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 – exercem no limiar da inteligibilidade, o domínio na subjetividade expansiva. As ruturas e formulações de hipóteses reflexivas da crítica cultural, da estética filosófica e histórica fundamentam-se numa condição a transcategorização”, lê-se na Folha de Sala da exposição.
O projeto destes artistas cuja trajetória singular acontece ao longo da última década dimensiona, ainda de acordo com a referida brochura, “uma proposição artística e especulativa, na conjugação de pintura, desenho, instalação artística e gravura, com três entidades de natureza distinta: a condição artística. Pós-concetual de Peter Osborne, as relações de poder das imagens e as transformações artísticas no ágora contemporâneo de Boris Groys. Em síntese reflete duas práticas individuais artísticas e o impacto transformador da criação conjunta que resultam de interesses específicos dos artistas, histórias contidas na cultura visual e literária”.
“Panorâmica” está foi inaugurada a 18 de fevereiro e está patente ao público até 18 de maio, nas salas 2 e 3 do Centro de Artes e Espetáculos, de segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00; sextas-feiras: 09h00 às 24h00; sábados e feriados: 10h00 às 24h00. A entrada é livre.

Maria Paulo

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Artigos mais recentes

- Publicidade -spot_img