A cerimónia de assinatura decorreu a 9 de abril, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, formalizando o compromisso entre o Município de Oeiras, a Reitoria da Universidade de Lisboa, o ISEG, o ISA, o IST, a Faculdade de Ciências e a empresa municipal Tratolixo.
O Instituto, que será instalado em Oeiras, tem como finalidade ser um centro de excelência em formação, investigação e inovação aplicada, com foco na sustentabilidade. Estão previstas iniciativas para desenvolver soluções, medir impactos e certificar boas práticas ambientais.
Na sessão de encerramento, Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal, recordou o percurso do concelho nesta área: “Estamos a implementar uma infraestrutura verde planeada, com metas ambiciosas de 870 hectares até 2030 e de 1 000 até 2050. E queremos ir mais longe, erguendo comunidades energéticas, edifícios eficientes, desenvolvendo a economia circular, a mobilidade inclusiva e a regeneração ecológica do território”.
Segundo o autarca, a sustentabilidade tem estado no centro das decisões municipais desde os anos 90, contribuindo para que Oeiras seja hoje o município urbano da Área Metropolitana de Lisboa com maior área verde por habitante.
OC/AM





