A Câmara Municipal de Setúbal está a requalificar um terreno no Bairro Dias para criar um espaço de usufruto público dotado de áreas de estadia e lazer, com acessibilidades pedonal e viária e estacionamento automóvel.
A empreitada representa um investimento municipal de 178 mil e 40,35 euros e incide numa área da freguesia de São Sebastião com cerca de três mil metros quadrados delimitada pela Avenida Infante D. Henrique e pelas ruas Dr. António Forjaz, Pulido Valente e Bairro Afonso Costa.

O espaço, utilizado como local de estacionamento informal, encontra-se maioritariamente em terra batida, sem qualquer tratamento, e abrange também os passeios das ruas Dr. António Forjaz e Pulido Valente, caracterizados por calçada miúda de cubos de vidraço e três pequenas zonas de betonilha que terão sido executadas pelos moradores.
O projeto de requalificação pretende regularizar o uso pedonal e rodoviário, organizar o estacionamento, assegurar a acessibilidade a todo o espaço, criar zonas de lazer e de desporto informal e aumentar a biodiversidade do local, com a utilização de várias espécies de árvores, arbustos, herbáceas vivazes e prados com baixa necessidade de rega.

As intervenções a executar contemplam a criação de 37 lugares de estacionamento no interior do quarteirão e de dois lugares na Rua Pulido Valente, com o adequado tratamento paisagístico, assegurando a integração urbana, zonas de circulação pedonal e viária e espaços verdes.
O projeto contempla a execução de pavimentos permeáveis, com objetivo de aumentar a capacidade natural do solo de infiltração de água, evitando a descarga na rede pluvial, e de cores claras para refletir a radiação solar e contribuir para a diminuição da temperatura no verão.

Uma área de lazer e estadia com bancos e equipamento desportivo multifitness, com volantes, extensão de pernas, elevador e esqui simples, será instalada no local.
Trabalhos de limpeza, modelação do terreno, instalação de redes de rega e drenagem de águas pluviais, bem como colocação de mobiliário urbano, iluminação pública e sinalização rodoviária são outras ações a realizar.
OC/MP





